domingo, 14 de agosto de 2011

PLANEJANDO

Chega um momento na vida de toda mulher que ela deve tomar decisões que podem valer para a vida inteira. Planejamento é tudo, não é mesmo? Entre todos os assuntos importantes na vida de um casal, ter ou não ter um filho requer muita conversa. Afinal, cada um pode ter opiniões diferentes a respeito dessa importante opção.

A vida agitada e corrida por causa da carreira profissional condicionou os casais a terem mais cuidado ao escolherem ser ou não pais. Os professores Fabio e Andréia Perboni, de São José do Rio Preto (SP), após incontáveis conversas, decidiram não ter filhos. Além de trabalharem e estudarem muito, eles acreditam que não precisam seguir um modelo padrão de casal para serem felizes. “Não há porque ter um filho apenas para satisfazer a vontade da família”, afirma Fabio.

Já o fotógrafo Roni Sanches, de São Paulo, tem uma história diferente. Ao se casar, com Adriana, os dois logo se sentaram para planejar a vida em comum. Ambos tinham dificuldades para definir se queriam ou não ter filhos. Depois de muitas conversas e uma viagem a dois, o casal decidiu ter um bebê - uma menina, hoje com 2 anos.

Ao exporem medos e dúvidas um ao outro, Roni e Adriana dizem que tiveram mais segurança para fazer escolhas decisivas para as suas vidas. Entre perdas e recompensas do dia a dia, o casal conta que não deixa de fazer absolutamente nada do que fazia antes do nascimento da filha. “Pelo contrário, as coisas têm um sabor especial e ela é nossa grande companheira de aventuras.”

Casais que não podem ter filhos por meios naturais também enfrentam a decisão de serem pais ou não. Em muitos casos, métodos de reprodução assistida, como inseminação artificial, são suficientes para viabilizar o sonho da maternidade e da paternidade. Já para outros, adotar uma criança é a solução. Em qualquer desses casos, a psicóloga Maria Inês Giora, de São Paulo, afirma que o desejo de ter ou não filhos deve vir acompanhado de uma sólida argumentação a favor ou contra, e de muita conversa. O casal deve descobrir isso junto. Só assim cada um irá entender os desejos do outro e construir uma vida feliz.

Ter ou não um filho não é uma decisão fácil de ser tomada. É preciso refletir tanto em relação à vontade de vocês quanto sobre os gastos que terão. Sim, ter uma criança é uma grande responsabilidade e, por isso, deve ser uma escolha muito bem pensada.

Lembre-se que a vida nos oferece vários caminhos a seguir. Basta você e sua família decidirem o que for melhor. Conversar é sempre a melhor opção. Seja transparente em relação aos seus desejos e sentimentos. O resto é consequência. O importante é realizar os sonhos dos dois. Deseje ser feliz sempre!



Nenhum comentário: