terça-feira, 9 de agosto de 2011

CATUAÍ VENDE SHOPPING

A BRMALLS Participações S.A. anunciou ontem a adquisição de 70% da Alvear Participações S.A., empresa que detêm participação em empreendimentos do Grupo Catuaí no Paraná. Na negociação, que totalizou R$ 791,7 milhões, estão inclusos 93% do Catuaí Shopping Londrina, 100% do Catuaí Shopping Maringá, 100% do Londrina Norte Shopping - que tem inauguração prevista para outubro de 2012 -, 97% do terreno para construção do Catuaí Shopping Cascavel - que deve ser inaugurado em novembro de 2013 -, e 772,6 mil metros quadrados de potencial construtivo.

De acordo com informações da BRMALLS, a administração e comercialização dos quatro shoppings passa a ser responsabilidade da empresa. No entanto, com a parceria, o Grupo Catuaí permanece participando das tomadas de decisão que envolvem os empreendimentos. ''Estaremos juntos nessa parceria'', afirma Alfredo Khouri, diretor do Grupo Catuaí.

Para aquisição dos dois shoppings foram investidos R$ 510,5 milhões e, nos dois projetos em desenvolvimento, R$ 262,3 milhões. Já os terrenos com potencial construtivo de 772,6 mil metros quadrados foram adquiridos por R$ 18,9 milhões. Segundo a BRMALLS, R$ 334,3 milhões serão pagos a vista e R$ 329 milhões distribuídos em três parcelas anuais. Os R$ 128,4 milhões restantes serão distribuídos conforme o cronograma das obras. Do total, serão descontados R$ 105 milhões, referentes a pagamento de dívida da Alvear pela BRMALLS.

Em relação ao potencial construtivo, a área está distribuída da seguinte forma: 87,9 mil metros quadrados no entorno do Catuaí Shopping Londrina, 420,4 mil no Catuaí Shopping Maringá, 248,1 mil no Londrina Norte Shopping e 16,2 mil no Catuaí Shopping Cascavel. Segundo informações da BRMALLS, não há previsão de mudanças nos serviços, funcionamento ou na área dos shoppings adquiridos. A empresa informa que ainda está em fase de avaliação dos empreendimentos para, na sequência, elaborar os planos administrativos.

A BRMALLS é a maior empresa integrada de shopping centers do Brasil. De acordo com a assessoria, fatores como a possibilidade de expansão e de maior capilaridade nos mercados foram levados em consideração na escolha dos shoppings paranaenses.

Expansão

Dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) apontam a existência de 416 shoppings atualmente no País. De acordo com a superintendente de operações da Abrasce, Adriana Colloca, 53% desse total está localizada em capitais. ''O mercado está em expansão de forma geral. Com o tempo, é natural que ocorram mais aberturas de empreendimentos em outras cidades que não as capitais'', avalia.

Segundo ela, esse crescimento é impulsionado pelo aumento no número de consumidores e de renda disponível, bem como do hábito cultural de consumo em shopping centers. A região Sul possui 77 empreendimentos, dos quais 27 estão localizados no Paraná. Segundo ela, somente para 2012 estão previstos 37 novos shopping centers em todo o País.


Mariana Fabre
Reportagem Local

Nenhum comentário: