O engenheiro agrônomo Antônio José Viana Neto foi condenado a oito anos e três meses de prisão por envolvimento no Caso Ciap. A sentença, assinada pelo juiz Sérgio Moro, determina reclusão em regime fechado. Viana Neto é marido da Secretária de Educação de Londrina, Karin da Costa Sabec.
O nome dela aparece na sentença judicial. Antônio José Viana Neto e Karin Sabec eram proprietários de uma fazenda em Altamira, no Pará. A propriedade foi repassada ao Centro Integrado de Apoio Profissional (CIAP) por R$ 300 mil "bem distante, portanto, dos aludidos R$ 26.417.394,93, que constaram na escritura", descreve o magistrado. A escritura contendo assinatura de Viana Neto foi apreendida na Operação Parceria, que desbaratou a quadrilha.
A fazenda seria usada pelo Ciap para lavar dinheiro desviado da União. A oscip pretendia alienar as terras na compra de títulos da dívida pública da Eletrobrás. O bem foi bloqueado pela Justiça. "O bloqueio na própria matrícula dos imóveis e a incompatibilidade dos valores das transações de aquisição do CIAP com as aquisições anteriores são gritantes indicativos de que o imóveis não valiam o preço supostamente pago. Ademais, há provas veementes de que o valores das transações eram falsos, como a incapacidade econômica dos alienantes dos imóveis e o contrato paralelo apreendido e que aponta valores muito menores para a transação", relata o juiz na decisão.
O advogado Vinícius Matsumoto Coutinho, que defende o engenheiro agrônomo, ainda não teve acesso ao conteúdo da decisão. De qualquer forma, ele afirma que vai recorrer da decisão. "Vamos aguardar a intimação para gente interpor recurso de apelação no Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre. Ele (Viana Nete) é (réu) primário, tem bons antecendetes, e tem o direito de recorrer (da decisão) em liberdade", afirmou.
A Secretária Municipal de Educação, Karin Sabec, não foi localizada para comentar o assunto.
Fonte: Bonde
Nenhum comentário:
Postar um comentário