quarta-feira, 17 de agosto de 2011

FIM DOS COBRADORES??

O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Urbanos de Londrina (Sinttrol) realiza hoje, das 8h às 18h, uma assembleia e a votação para deliberar se a categoria irá paralisar em protesto contra a possibilidade de acúmulo de funções pelos motoristas de ônibus e pela migração dos cobradores para outras funções em razão da autorização publicada no jornal oficial do município que autoriza os ônibus de transporte coletivo urbano a circularem sem cobradores em qualquer linha ou horário mediante autorização da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

O presidente do Sindicato, João Batista da Silva, diz que a votação atende a lei 7.783/89, que versa sobre o exercício do direito de greve. A votação será realizada nas garagens, nos terminais de bairro e no terminal central. As cédulas terão três opções: ''Digo sim à greve e referendo a decisão da assembleia'';''Não concordo com o protesto e com a paralisação'' e a última ''Sou a favor da demissão dos cobradores e do acúmulo de funções''.

Batista explica que a aprovação da paralisação não significa que os funcionários entrarão em greve imediatamente. '' Nós só realizaremos a paralisação se constatarmos carros circulando sem cobradores durante o dia, antes das 19h e em veículos que não forem micro-ônibus, conforme assinado em convenção coletiva'', comenta. Ele encaminhou ofícios à Camara de Londrina e ao prefeito Homero Barbosa Neto comunicando que o Sinttrol é contrário à autorização. Ele explica que a assembleia realizada no dia 10 aprovou o indicativo de greve dos funcionários.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon), Gildalmo de Mendonça, diz que recebeu um comunicado sobre a assembleia expedido pelo Sinttrol, mas questiona que o texto não diz a data em que seria realizada a assembleia e a votação. '' A Grande Londrina e a Londrisul só farão o que a CMTU determinar e autorizar, o Sinttrol pode fazer o que achar que deve e nós tomaremos as medidas necessárias'', comenta.

A assessoria da CMTU informa que só irá se posicionar sobre a votação e a possível paralisação hoje, quando for realizada a votação. Hoje, Às 10 h, haverá uma reunião no plenário da Câmara com a participação dos envolvidos para a discussão de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) relativo à retirada dos cobradores dos ônibus, proposto pelo vereador Joel Garcia.


Vítor Ogawa
Reportagem Local

Nenhum comentário: