sexta-feira, 27 de maio de 2011

PREFEITO COMENTA SAÍDA DE SECRETÁRIO DE FAZENDA

O prefeito Barbosa Neto (PDT) disse ontem que o ex-secretário da Fazenda, Lindomar Santos confirmou a ele empréstimos feitos ao presidente da Companhia Municipal de Transporte e Urbanismo (CMTU), André Nadai. “Para mim ele [Lindomar Santos] confirmou alguns empréstimos que teria feito ao André Nadai”, disse Barbosa.

Lindomar Santos pediu exoneração do cargo em carta entregue na quarta-feira à noite ao prefeito, 36 horas depois de prestar depoimento ao Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), de onde saiu visivelmente contrariado e sem conversar com a imprensa. Segundo Barbosa, o secretário não fez menção ao caso no pedido de demissão. “Ele alegou motivos profissionais e pessoais.”

Até agora, o Gaeco não divulgou à imprensa o teor dos depoimentos de Lindomar e Nadai. O presidente da CMTU foi ouvido na segunda-feira, em função de terem sido encontrados em seu apartamento R$ 29 mil. Extraoficialmente, a informação é de que Nadai teria dito aos promotores que o dinheiro é fruto de empréstimo feito por Lindomar Santos.

Em entrevista ao JL on-line, ontem antes da entrevista coletiva de Barbosa, o ex-secretário da Fazenda disse apenas: “Não confirmei o empréstimo a Nadai no depoimento ao Gaeco.” Após a coletiva, ele foi procurado pelo JL. Uma mulher atendeu seu celular e disse que Santos estava em reunião e que retornaria a ligação, caso quisesse se pronunciar sobre o assunto.

André Nadai também foi procurado pelo JL, mas não quis se pronunciar. “Não tenho nada com isso [sobre o pedido de exoneração de Lindomar Santos].” “Se for chamado para explicar, explicarei sem problemas [sobre a procedência dos R$ 29 mil].” Na época, Nadai afirmou que o dinheiro havia sido declarado no imposto de renda.

O prefeito se manifestou também sobre isso. “Essa questão em relação ao fisco os secretários têm que ver com a justiça, ou com a própria União, com o imposto de renda. Eu não vou ficar olhando declaração de imposto de renda de secretários. Mas eu conto sempre com a relação de confiança que eu tenho com todos nossos secretários.”

Barbosa disse ainda que não tem intenção de fazer substituições, como a do presidente da CMTU, André Nadai. Lindomar estava na gestão de Barbosa Neto, desde o início. Ele começou como presidente da CMTU e depois foi para a Secretaria de Planejamento. Entre abril do ano passado e abril deste ano acumulou as pastas de Fazenda e Planejamento. Com sua saída, dos 29 secretários que começaram com o prefeito, apenas 10 continuam na administração. Porém apenas nove continuam na função que assumiram inicialmente. “Essa entrada e saída de secretários na nossa administração é natural”, declarou o prefeito.

Em nota, no meio da tarde de ontem, o Núcleo de Comunicação informou que o servidor municipal Luiz Nicácio, que estava na Controladoria Geral do Município, assume a Secretaria Municipal de Fazenda. No lugar também, assume o servidor Hélcio dos Santos. Os dois ocuparão os cargos interinamente.

Fonte: JL

Nenhum comentário: