quarta-feira, 11 de maio de 2011

FALHA DE FISCALIZAÇÃO??

Como já era esperado, boa parte do tempo do plenário da Câmara de Vereadores ontem foi gasto com o assunto mais comentado do dia: a prisão, pelo Grupo de Atuação de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), de 15 pessoas acusadas de envolvimento com um esquema de desvio de recursos públicos e corrupção de agentes públicos da área da saúde. Entre os presos está o procurador geral de Londrina, Fidélis Canguçu.

Os vereadores lamentaram o ocorrido e alguns acreditam que uma Comissão Especial de Investigação (CEI) deve ser instaurada para apurar detalhes do caso, pois eles acreditam que houve falha na fiscalização por parte do Poder Executivo. “O fato é lamentável. Vejo com tristeza tudo isso e sou favorável à instauração de uma CEI com informações do Ministério Público para saber de todos os detalhes, pois o povo é que está sofrendo com essas irregularidades no sistema de saúde”, comentou o presidente da Câmara, Gerson Araújo (PSDB).

Araújo foi um dos vereadores que alertou o prefeito Barbosa Neto para priorizar a contratação de entidades locais, como Santa Casa e HUTech, para execução de contratos emergenciais da saúde, o que não aconteceu. O Município firmou contratos com as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) Instituto Gálatas e Instituto Atlântico, alvos do escândalo da Operação Antissepsia, do Gaeco.

Em dezembro passado, os vereadores Gerson Araújo, Sandra Graça (PP), José Roque Neto (PTB) e Marcelo Belinati (PP) protocolaram pedido para que o prefeito priorizasse os institutos locais. “Na ocasião, o pedido foi aprovado por unanimidade. Os problemas são os mesmos do Ciap. Tínhamos empresas daqui, com endereço, conhecidas, que foram trocadas por outras que pouco se sabia delas. A prefeitura deveria ter cuidado e é dela a responsabilidade dos contratos firmados”, afirmou Belinati. “A justificativa para o acerto com estas Oscips era o preço, mas agora vemos que o povo é que vai pagar o preço, novamente”, lembrou Sandra Graça.

Em abril, Gerson Araújo encaminhou à Prefeitura um pedido de informações sobre os institutos Atlântico e Gálatas, contratadas em dezembro. O relatório foi entregue na semana passada.

Centronic
Até o início da noite de ontem, 13 vereadores já haviam assinado o requerimento para CEI no Caso Centronic. Outras sete assinaturas devem ser obtidas hoje. “Vou aguardar a reunião do PSDB, mas a CEI já está encaminhada e queremos que seja um levantamento completo, desde o início do contrato da prefeitura com a empresa, em 2006. O prefeito pediu e estamos instaurando a CEI”, brincou Joel Garcia (PTN) referindo-se à entrevista coletiva concedida por Barbosa Neto na semana passada, quando ele afirmou que os vereadores deveriam mesmo instaurar uma CEI para investigar o Caso Centronic. A CEI é o primeiro passo até se chegar a uma Comissão Processante.

Fonte: JL

Nenhum comentário: