terça-feira, 31 de maio de 2011
RECORDANDO
SERVIDORES RECUSAM PROPOSTA
Segundo o presidente do sindicato da categoria, Éder Pimenta, durante a negociação com o Executivo a entidade já havia conseguido avançar na proposta. Segundo ele, a ideia inicial da Prefeitura era de 12 anos, depois caiu para dez e chegou aos nove anos. Por ano, a reposição seria de 3,5%, além da inflação do período. Neste ano, o reajuste nos salários seria de 10,3%. “Achamos que a proposta ia ser aprovada, pois as negociações tinham avançado. As perdas ocorreram em oito anos”, disse.
Pimenta explicou que a proposta foi levada para assembleia, antes do envio do projeto de lei à Câmara de Vereadores, para garantir a possibilidade de ela ser usada no Acordo Coletivo.
Nesta tarde de terça-feira (31), uma reunião entre os secretários do Planejamento, Fazenda e Gestão Pública deve definir uma nova proposta aos servidores.
Fonte: JL
JUSTIÇA SUSPENDE PROMOÇÕES POR TESTES SELETIVOS INTERNOS
A juíza acatou um pedido do Ministério Público (MP), que sustenta que o processo de promoções ou alteração de carreiras sem concurso público é inconstitucional. Em nota enviada à imprensa, o MP ressaltou que “graças a esse expediente, servidores que haviam ingressado na entidade para o cargo de técnico universitário conseguiam ser promovidos apenas com um processo seletivo interno.”
Reportagem do JL, do dia 10 de maio, mostrou que a UEL havia pedido à Justiça de Londrina aguardasse uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ). Na ocasião a procuradora-chefe da UEL, Marinete Violin, afirmou que as promoções eram um assunto polêmico e que só o TJ poderia decidir.
No fim do ano passado, a Procuradoria do Ministério Público em Curitiba entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para anular a lei estadual na qual universidades públicas paranaenses se baseiam para promover os concursos internos entre os funcionários. Em quase todas as cidades, as promotorias questionaram as elevações de cargos e salários. A Promotoria espera da Justiça a reversão de mais de 200 promoções, apenas na UEL, consideradas indevidas. O Ministério Público também pede a devolução dos salários de todos os servidores, com correção.
Fonte: JL
TI TI TI COM CARLOS SIQUEIRA
Eunice diz a Zuleica que Irene está grávida de Pedro. Norma contrata Ismael para seguir Léo. Natalie pede para Nelson analisar o contrato de casamento pré-nupcial proposto por Cortez. Ismael fotografa Léo almoçando com Marina. Eunice vai ao trabalho de Júlio e ele não gosta da visita. Beto diz a Alice que é casado. William insinua que André esteja com ciúmes de Carol. Irene e Pedro fazem o exame de DNA para comprovar a paternidade do bebê que ela está esperando.
Quarta, 1º de junho
O resultado do exame de DNA revela que Pedro é o pai do bebê. Pedro fica transtornado com a notícia. Marina coloca um ponto final em seu relacionamento com Pedro. Léo conversa com Pedro e o vilão decide ir atrás de Marina. Pedro flagra Léo abraçando Marina em seu escritório. Teodoro beija Norma. Raul diz a Pedro que Léo pretende conquistar Marina. Teodoro pede Norma em casamento. Raul acusa Léo de ter tentado matar Pedro.
Quinta, 2 de junho
Léo nega a acusação de Raul e o expulsa de sua casa. Pedro diz a Raul que precisa descobrir como Irene engravidou. Júlio conta para Oscar que está separado de Eunice. Marina destrata Eunice, que finge não se abalar. Eunice vê Júlio conversando com Daisy e fica furiosa. Natalie e Cortez se casam. Pedro engana Irene e descobre que Léo a convenceu a fazer uma inseminação artificial. Pedro conta para Raul tudo o que descobriu sobre o irmão. Léo atropela Irene e Ismael fotografa tudo. Léo se surpreende ao encontrar Pedro em seu apartamento.
Sexta, 3 de junho
Léo age friamente com Pedro, que perde a paciência com o irmão. Ismael mostra para Norma as fotos que tirou de Léo e Irene. Raul e Pedro suspeitam de que Léo possa ser o responsável pela morte de Irene. Pedro tenta contar a verdade para Marina, mas ela não acredita nele. Pedro sai em busca de provas do atropelamento de Irene. Léo faz com que Eunice acredite que Pedro seja o culpado pela morte de Irene. Léo finge se emocionar durante uma conversa com Marina.
Sábado, 4 de junho
Eunice fica abalada com uma conversa que tem com Leila. Vinícius beija Cecília. Marina repreende Raul por tentar falar com ela sobre Pedro. Eunice acredita que será convidada para o casamento de Teodoro e decide se reconciliar com Júlio. Pedro e Raul se emocionam no enterro de Irene. Ismael se encontra com Zulmira e descobre que a moça atropelada por Léo estava esperando um filho de Pedro. Eunice convence Júlio a voltar para casa. Léo diz a Marina que se sente atraído por ela.
Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora, estando sujeitos a eventuais alterações.
TERMINAL URBANO
A dona de casa Regiane Brandini passa pelo terminal diariamente com o filho cadeirante. ''Passo mais de uma vez pelo local, pois preciso levá-lo para a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). Falta acessibilidade'', lamentou. De acordo com ela, as rampas não são totalmente rebaixadas e o elevador nem sempre está funcionando.
Para o estudante Homero Belloni Santos, o local deveria contar com mais assentos. ''Os ônibus demoram para chegar e as pessoas ficam mal acomodadas'', reivindicou.
A assessoria de imprensa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) informou que o terminal passará por uma reforma e que o projeto encontra-se na Secretaria de Obras. Sobre a falta de policiamento, a assessoria afirmou que o local conta com câmeras de vigilância, guardas municipais e com a segurança do próprio terminal.(P.C.B.)
Fonte: FL
SAÚDE VISTORIA IMÓVEIS
“O número de 2003 será alcançado, infelizmente. Não podemos precisar quando, estamos aguardando o resultado dos exames do que já foi coletado. E devemos deixar claro que a única forma de evitarmos uma nova epidemia é a prevenção”, avalia a diretora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Sandra Caldeira.
Além do quase 7 mil casos, este ano foram confirmadas duas mortes por dengue, contra quatro em 2003. “A fiscalização está sendo realizada em conjunto com vários órgãos, como CMTU e Secretaria da Fazenda, além das parcerias com construtoras e condomínios, para que todos possam ajudar a combater a proliferação dos focos”, lembrou Sandra Caldeira.
Cada imóvel deve ser vistoriado ao menos uma vez por semana. Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Elson Belisário, a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o índice deve ficar em 10%, mas em Londrina ele chega a aproximadamente 26%. “Por isso, estamos realizando trabalhos aos sábados, pois nosso índice de imóveis fechados está muito alto. Para o próximo ano, também pretendemos manter os 230 agentes efetivos para o trabalho não ficar falho”.
Fonte: JL
TERMINAL URBANO
Ana Olympia, o coordenador do Samu, Elândio Câmara, o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), André Nadai e o diretor de Transportes da companhia, Wilson de Jesus estiveram na sede do Ministério Público na manhã de ontem para uma reunião com o promotor Miguel Sogaiar sobre o caso.
Na saída, Ana Olympia falou com os jornalistas. Ela não soube dizer se havia ou não uma pessoa capacitada para utilizar o desfribilador no terminal, no dia em que a mulher passou mal. Ela informou que o caso ainda está sob investigação.
OPERAÇÃO ANITSSEPSIA
segunda-feira, 30 de maio de 2011
OPERAÇÃO ANTISSEPSIA
OPERAÇÃO ANTISSEPSIA
domingo, 29 de maio de 2011
TI TI TI COM CARLOS SIQUEIRA
Com o fim de “Insensato Coração” se aproximando, a trama tem corrido para se desenrolar. O mistério que envolve o acidente de avião do começo da novela, com Pedro (Eriberto Leão) e Luciana (Fernanda Machado), parece que vai tomar novos rumos.
É que Pedro descobrirá, finalmente, que foi Léo (Gabriel Braga Nunes) quem trocou o combustível causando a queda da aeronave. Revoltado, o ex-piloto irá atrás de Zeca (André Barros), comparsa do irmão, em Florianópolis (SC), a fim de tentar obter algumas provas do crime.
Ao chegar, ele jogará um verde: “Eu já sei a verdade. Consegui o vídeo de uma câmera de segurança de outro hangar! Ela gravou a imagem do caminhão que foi enviado naquele horário, e tinha o adesivo do combustível certo! Gasolina. Vai sobrar pra você. E mais: o Léo vai ficar impune, não tem prova contra ele, mas eu tenho contra você”, mentirá o rapaz.
Com ajuda de Nando (Pedro Garcia Netto), seu primo, Pedro instalará uma escuta telefônica na casa de Zeca que, com medo, ligará para Léo. Neste momento, toda a conversa já estará sendo gravada.
Apavorado com a situação, assim que Pedro deixar a sua casa, o malandro ligará para Léo. Do outro lado da linha, Léo atenderá. Pedro e Nando escutarão e gravarão toda a conversa. “Fala, Zeca, tudo bem? - perguntará Léo. Ele responderá: “Cara, danou-se, o Pedro descobriu tudo do avião, que a gente trocou o combustível”.
Depois de ouvir a conversa toda, Pedro dirá: “O Léo matou a Luciana. E agora eu tenho como provar”.
SAIU NO PAÇOCA COM CEBOLA
Muito bem tocaiados na escuridão do trecho, dois verdinhos da CMTU armaram às 19h de ontem (27/MAIO) um radar Doppler, para multar veículos pelas costas, em direção ao Parque Arthur Thomas.
Ao lado dos agentes secretos, uma mulher com criança no colo ficou esperando pela perigosa travessia do trecho, sem ser enxergada pela dupla dinâmica.
Se não é o retrato dessa gestão, no mínimo, dá uma idéia das ilegalidades que aguardam os contribuintes, pois não havia qualquer aviso prévio antes do trecho.
Iluminação com passarela, que é bom?
EXCESSO DE VELOCIDADE NA AVENIDA ROBERT KOCH
De acordo com o secretário de Obras, Agnaldo Rosa, ao todo são quatro grandes mudanças naquela região. “São quatro obras em uma, com a alteração da entrada do HU, na Robert Koch, na ligação com a Vasco na Alziro Zarur, além da desapropriação de terrenos para completarmos o serviço. Faltam alguns detalhes, mas vai ficar tudo pronto, dependendo também da burocracia com licitação e escrituras”, afirmou Rosa, sem ter um prazo para o complemento da obra.
Para completar a ligação entre as avenidas Santos Dumont e Alziro Zarur, o Município negocia a desapropriação de parte de duas chácaras. “Com a licitação e a desapropriação, acredito que gastaremos em torno de R$ 500 mil. Não tenho certo, pode ser de um a três meses, dependendo da burocracia”, completou o secretário.
Aprovação
No entorno das modificações existem moradores que aprovam as melhorias e os que reclamam, entre outras coisas, do aumento da velocidade na via que ganhou asfalto novo e do fim da passagem de pedestres pela avenida depois que o hospital mudou a entrada para as ruas Graúna e Sidrack Silva. “Para mim, ficou bom. Meu comércio agora tem mais visibilidade para quem passa pela avenida. Antes, ficava meio escondido. Agora, espero que aumente também a clientela”, comentou a comerciante Marli Stefano, que há quatro anos possui uma loja de produtos naturais na região.
Ali perto, a advogada Cristina Massateli, filha da proprietária de uma lanchonete, lamentou a alta velocidade empregada pelos motoristas depois que a avenida ganhou asfalto novo. “Fizeram essa rotatória, mas os motoristas não estão respeitando. Já teve acidente nesse pouco tempo desde que tudo mudou. E saída de carro das ruas pequenas também foi prejudicada. Espero que os motoristas respeitem a sinalização e a rotatória.”
“Acho que vai precisar de um semáforo aqui. Já teve acidente e os motoristas não respeitam a sinalização”, disse o comerciante Claudemir Luna, dono do restaurante Casa Grill, que fica em frente ao HU.
A dona de casa Kátia Santos Cardoso mora na ligação da Robert Koch com Rua Vasco da Gama há cinco anos e convive o tempo todo com o barulho de veículos. Ela diz que a velocidade dos carros realmente aumentou, mas que as alterações feitas pela Secretaria de Obras deixaram o local – no mínimo - mais bonito. “Barulho de carro sempre teve, agora talvez até aumente, mas eu gostei das mudanças. E também espero que não tenha acidente por aqui.”
Fonte: JL
CIENTISTAS POLÍTICOS ANALISAM MOMENTO ATUAL
Um exemplo de que o projeto de reeleição estava em movimento é que antes da crise, Barbosa Neto tentou emplacar um “pacote de bondades”, com medidas como o subsídio da passagem de ônibus, impedindo o aumento e reduzindo o preço em R$ 0,05.
Para o cientista político e professor universitário Mário Sérgio Lepre, a dificuldade de mensurar a capacidade de estrago do escândalo numa tentativa de Barbosa Neto de se reeleger é o tempo que separa a crise do processo eleitoral de 2012. “Ainda tem um certo tempo. Para quem está na prefeitura, nada é impossível de reverter. Mas a impressão que se tem é que a situação fica complicada em caso de reeleição”, avalia Lepre. “O desgaste está posto”, completou. Para Lepre, apesar da possibilidade de o tempo e um eventual esfriamento do escândalo da saúde reduzir danos, “vai haver algum tipo de reflexo na candidatura de Barbosa Neto”.
Na avaliação do cientista político, o cansaço do eleitorado com os escândalos “é razoavelmente desgastante” para o pedetista. Para Lepre, uma das possibilidades para o esfriamento do escândalo, o que poderia salvar eleitoralmente a situação de quem está no governo é a “falta de ponto final” nos escândalos. “No Brasil há um problema sério: tem acusações, prisões temporárias, mas não tem um ponto final nas coisas. Isso é ruim porque se não há condenação, não se pode provar nada”, concluiu.
Previsão difícil
Para o sociólogo e professor universitário Marco Rossi, “é difícil prever” qual será o impacto do escândalo no processo eleitoral, porque não é possível saber “até que ponto vão as investigações, se isso vai esfriar”. “Se a eleição fosse neste ano, teria prejuízo grande [para quem está no governo]”, afirmou. “No Brasil temos escândalos dois anos antes do processo eleitoral que interferem diretamente no voto”, analisou. Mas o impacto dessa interferência é difícil de ser medido. Rossi lembrou do episódio do “mensalão”, de 2005, mas que não impediu a reeleição de quem estava no governo – no caso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Para Rossi, o nível de impacto do escândalo na crise depende também de como os opositores vão usar isso na disputa eleitoral. “Os partidos opositores não veem sentido em fazer isso, até por uma questão de corporativismo. Na política as crises, mesmo em relação aos adversários, não são capitalizadas porque amanhã pode ser a vez do outro”, concluiu.
Prefeito perdeu dois secretários
Se os efeitos políticos da Operação Antissepsia ainda não são mensuráveis para o prefeito Barbosa Neto (PDT) e as suas chances de reeleição, administrativamente eles são claros.
Desde o início das investigações, o prefeito perdeu dois secretários: o procurador Fidélis Canguçu, preso no primeiro dia da operação e Lindomar Santos (Fazenda), que deixou o governo depois de negar que tenha feito um empréstimo a André Nadai, presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). A tese do empréstimo seria a forma de justificar os R$ 29 mil em dinheiro encontrados na cada de Nadai durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.
Além desses três, prestaram depoimento no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) os secretários de Saúde, Ana Olympia; e de Gestão Pública, Marco Cito. Além dos secretários, o próprio prefeito Barbosa Neto e sua esposa tiveram que depor. Ana Laura Lino, prestou depoimento ao Gaeco, na tarde da última sexta-feira. Durante as investigações da Operação Antissepsia, ela foi citada pelo ex-membro do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Ratto, como suposta beneficiária do esquema de pagamento de propina. Depois de quase três horas de interrogatório, a primeira-dama e seu advogado, Luiz Carlos Mendes, saíram sem falar com a imprensa.
Barbosa é atingido indiretamente
Apesar de cinco secretários e da esposa do prefeito Barbosa Neto (PDT) terem ido ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prestar esclarecimentos, o pedetista conseguiu, até aqui, separar a sua imagem do escândalo. Essa é a avaliação de Elvi Censi, professor de Filosofia Política na Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Até agora as coisas não chegaram nele, o nome não foi citado diretamente”, analisa Censi. Isso não significa que o pedetista esteja imune à crise. Para Censi, ainda que a figura do prefeito não tenha sido relacionada ao escândalo, ele é atingido indiretamente. “Seja por ter ou não participação direta ou de não ter ou perceber algo errado, ter reagido”, analisa.
Censi lembra que, em entrevista, o secretário de Gestão Pública, Marco Cito, “disse que tentou suspender os pagamentos, então tinha alguma coisa errada logo e ele suspendeu o pagamento. Se no terceiro mês aconteceram problemas, não teria como ter antecipado problemas antes de firmar o contrato?”, questionou o professor. Ele também considera delicado o fato de a primeira-dama ter sido citada no decorrer das investigações. “Até o momento não há nenhuma prova concreta, mas ficou o dito pelo não dito. Ficou como um boato, e boatos causam estragos políticos”, analisa Censi.
Outro fator importante nessa crise é o fato de ela mexer com a saúde pública, um setor delicado. “Tem o preço político disso. A administração não foi competente para evitar o problema ou intervir. A intervenção veio pelo MP”, comentou Censi. Ele lembra que além da crise com os institutos, há fato de que existe uma “crise permanente” da saúde. Nesse sentido, para a população, liga os problemas do atendimento nos serviços públicos às denúncias sobre corrupção no setor. “O estrago político, mesmo que o prefeito não esteja envolvido, está consolidado”, completou.
Censi lamentou que de todo esse episódio, fica a sensação negativa de que os problemas da saúde são discutidos no noticiário policial. “Em vez de discutir políticas públicas para o setor, estamos discutindo na página policial.”
Fonte: JL
OLHA O FRIO AÍ GENTE!!!
PROTETOR LABIAL
Esses componentes são: cera (abelha ou de carnaúba), vitamina E, vaselina, cânfora, mentol que diminui o desconforto, lanolina, fenol (dá um leve formigamento e leve esfoliação), ácido salicílico (pequena esfoliação), manteiga de karitê, aloe vera e óleo mineral. “Eles ainda podem conter elementos para ficarem mais atrativos, como corantes, aromas, fragrâncias, mentol e até mesmo proteção solar”, completa a médica. Se você está em dúvida entre tantas opções no mercado, Gisele recomenda o Bepantol Pomada. Sem cor ou cheiro, o protetor é discreto. “E, depois, quem preferir poderá aplicar o batom de sua preferência por cima dele. O batom fixa melhor e ninguém percebe que você está com uma proteção hidratante extra”, finaliza.
COMPRA DE EMPRESA ENVOLVE CMTU
Segundo as investigações, cheques no valor de R$ 40 mil foram emitidos por Valverde, mas acabaram sustados após a deflagração da operação. A participação de Nadai não foi revelada. A suspeita é que a empresa Sanecon - da área ambiental, de Arapongas - seria criada para disputar licitações na área de tratamento de chorume e, tal qual os institutos, ser usada para desviar dinheiro.
Fonte: FL
LONDRINA ESTÁ SILENCIOSA E ASSUSTADA??
WALTER COSTA BARROSO (cirugião dentista) - Londrina
sábado, 28 de maio de 2011
TÁ ESTRESSADA??? ALGUMAS DICAS
Carboidratos complexos: os carboidratos complexos são os alimentos que melhor aumentam a produção de serotonina (ligada ao bem-estar) e, portanto, são mais relaxantes e têm ação mais prolongada. A lista de opções conta com massas integrais, cereais e leguminosas: arroz integral, macarrão integral, batata, pão integral, mandioca, inhame, mandioquinha, batata-doce, feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha.
Doces: em uma situação aguda de estresse, vale apostar em qualquer alimento doce, como o chocolate (apenas um) ou mel. É que os Açúcares abrem caminho para o triptofano, um aminoácido que penetra no cérebro e produz serotonina. Mas cuidado para não cometer excessos e engordar. Os diabéticos devem se precaver por conta do aumento da glicemia.
Cebola: a cebola colabora contra o estresse por contar com uma substância chamada quercetina. Além de excelente antioxidante, é um calmante natural. Os antigos egípcios já usavam a iguaria com a finalidade de acalmar.
Fibras: o intestino produz 90% da serotonina do corpo. Então, aumente o consumo de fibras para melhorar a flora intestinal. Coma cereais integrais, frutas (principalmente com casca) e verduras. Lance mão de prebióticos e probióticos, como FOS (um tipo de fibra solúvel vendida em cápsulas) e lactobacilos, mas um profissional deve indicar se você necessita ou não desses recursos
Hortaliças e frutas:
os alimentos devem oferecer vitaminas e minerais importantes para o metabolismo cerebral, como vitamina C, E, betacaroteno, complexo B e minerais (selênio, zinco, magnésio e lítio). Portanto, nada melhor que investir em hortaliças e frutas em geral.
Arroz com feijão:
aposte em proteínas de origem vegetal. A combinação de arroz integral com feijão é uma boa dica, porque apresenta a mucuna, uma precursora de dopamina (ligada à sensação de prazer e motivação)
Proteínas de origem animal e ômega 3: proteínas de origem animal também são indicadas. Podem vir de peixes de águas frias e frutos do mar. Além disso, os ácidos graxos poli-insaturados do tipo ômega 3 são úteis para melhorar o funcionamento do cérebro e estão no salmão, sardinha, arenque, trutas e também na linhaça
Castanhas e sementes:
quando o assunto é combater o estresse, não se esqueça das castanhas (noz, castanha-do-Pará, amêndoa, pistache) e das sementes (abóbora, gergelim e linhaça)
FIQUE POR DENTRO
Outro benefício muito bem-vindo, e que nós mulheres amamos, é que essa vitamina estimula a produção das fibras de colágeno, mantendo a firmeza da pele por mais tempo. Ou seja, auxilia na prevenção das rugas e marcas de expressão, além de ser um excelente cicatrizante.
A vitamina C promove o clareamento das áreas escuras, pois inibe a produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele. Se você quer ter uma pele de pêssego, os cremes e loções à base da vitamina vão te auxiliar a manter a saúde da sua pele.
Fonte: Terra
ASFALTO - SITUAÇÃO DEPRIMENTE!!!
BANCOS PINTADOS NOVAMENTE
OPERAÇÃO ANTISSEPSIA
O delegado não descartou a possibilidade de que novos nomes possam surgir até o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público (MP). ''Além daquelas pessoas que foram presas efetivamente, e essas nós podemos dizer que serão de fato indiciadas formalmente, outras pessoas, as quais nós temos o indicativo de que concorreram para alguns crimes, serão também indiciadas pela prática delitiva. Quantas porem, eu não posso adiantar nesse momento, mas posso assegurar que, ao menos uma, que não foi de fato presa, irá ser indiciada'', declarou.
O promotor de Defesa do Patrimônio Público, Renato de Lima Castro, afirmou que o MP irá propor diligências para que os eventuais envolvidos sejam também punidos em âmbito civil.
''Isso porque, se comprovou efetivamente que houve desvio de dinheiro dos cofres públicos e houve enriquecimento ilícito de agentes públicos, com a participação de particulares'', afirma Castro.
Segundo Flore, na esfera penal os acusados devem ser indiciados pela prática de vários crimes. ''A princípio vislumbramos a existência dos crimes de formação de quadrilha ou bando, corrupção ativa e passiva e também, possivelmente, crime de estelionato.''
No penúltimo dia das investigações foram ouvidos três conselheiros municipais de saúde, cujos nomes não foram revelados, além da companheira do presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), André Nadai, Cristiane Hasegawa. Porém um dos depoimentos mais aguardados foi o da primeira-dama do município, Ana Laura Lino Barbosa.
Dos 23 mandados de prisão expedidos, seis continuam presos. Dois dos acusados estão foragidos, sendo eles Ruy Nogueira e Ricardo Ramirez. Conforme Flore, os seis que estão presos devem continuar detidos, por tempo indeterminado.
O delegado não descartou a possibilidade de que mais pessoas sejam ouvidas hoje.
Vinícius Zanin
Reportagem Local
FL
--------------------------------------------------------------------------------
OPERAÇÃO ANTISSEPSIA
Nesta segunda oportunidade a primeira-dama foi convocada para prestar depoimento. De acordo com o delegado do Gaeco, Alan Flore, a oitiva de Ana Laura era imprescindível para alguns esclarecimentos dentro da investigação.
''O depoimento da primeira-dama foi importante para esclarecer vários detalhes. Não gostaria de antecipar o conteúdo desse depoimento, mas ele foi muito importante para a investigação. Óbvio que a versão apresentada agora será contextualizada com os demais depoimentos e as demais provas'', relatou Flore.
Ana Laura foi citada nas investigações pelo ex-conselheiro de saúde Marcos Ratto, como suposta intermediadora da contratação do Instituto Atlântico pela Prefeitura. O Atlântico e o Instituto Gálatas são investigados pela operação Antissepsia. Ela permaneceu na sede do Gaeco por cerca de três horas e saiu sem dar entrevistas. O advogado dela, Luis Carlos Mendes, também não se manifestou. (V.N.)
Fonte: FL
sexta-feira, 27 de maio de 2011
OPERAÇÃO ANTISSEPSIA
COMBUSTÍVEL - ALGUMA NOVIDADE???
Luiz Jorge, foi levado à sede do Ministério Público como testemunha durante a Operação Bomba Limpa. O filho dele, Luiz Jorge Bolognesi Filho, dono do Posto Birigui foi preso por irregularidades.
O gerente do posto afirmou que vai contribuir com as investigações do Ministério Público citando nomes dos envolvidos no cartel. Em entrevista à imprensa na chegada ao Gaeco, Bolognesi disse que nunca participou do esquema, mas que sabe quem são os envolvidos. "Não tenho provas porque nunca participei, mas posso dizer quem são as essas pessoas", revelou.
Segundo ele, a quadrilha teria um responsável pelo cartel em cada região da cidade e um coordenador geral. O cartel agiria fazendo pressão nos empresários para que houvesse pouca diferenciação nos preços dos combustíveis entre os postos.
Irregularidades
O posto Birigui em que Luiz Jorge é gerente fica na avenida Tiradentes e foi interditado pelo Procon e outros órgãos participantes da Operação. Segundo informações da rádio Brasil Sul, o posto teria três das 9 bombas fiscalizadas funcionando indevidamente. A cada 50 litros abastecidos pelo cliente, se "perdia" meio litro. Ou seja, o consumidor pagava a mais do que abastecia.
Além disso, outras quatro irregularidades ambientais foram verificadas pela Sema no local.
(Atualizado às 12h08)
OPERAÇÃO ANTISSEPSIA
As 23 pessoas que tiveram prisão decretada na operação serão indiciadas por formação de quadrilha, peculato, estelionato, corrupção ativa e passiva e falsidade de documentos. "Não descarto lavagem de dinheiro também", confirmou o delegado. Na segunda-feira (30), Alan Flore vai encaminhar inquérito ao Ministério Público.
A outra investigação aberta deve ser feita em contas da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Durante a Operação Antissepsia, denúncia teria demonstrado irregularidades em contratos no órgão municipal. A Justiça expediu mandados de busca e apreensão na sede da CMTU e na casa do presidente, André Nadai. "Nós temos a certeza que pelo menos um novo procedimento investigatório será instaurado para dar continuidade a apuração de fatos delituosos novos, que surgiram durante o curso da investigação", explicou o delegado sem dar mais detalhes.
Fonte: Bonde
PREFEITO COMENTA SAÍDA DE SECRETÁRIO DE FAZENDA
Lindomar Santos pediu exoneração do cargo em carta entregue na quarta-feira à noite ao prefeito, 36 horas depois de prestar depoimento ao Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), de onde saiu visivelmente contrariado e sem conversar com a imprensa. Segundo Barbosa, o secretário não fez menção ao caso no pedido de demissão. “Ele alegou motivos profissionais e pessoais.”
Até agora, o Gaeco não divulgou à imprensa o teor dos depoimentos de Lindomar e Nadai. O presidente da CMTU foi ouvido na segunda-feira, em função de terem sido encontrados em seu apartamento R$ 29 mil. Extraoficialmente, a informação é de que Nadai teria dito aos promotores que o dinheiro é fruto de empréstimo feito por Lindomar Santos.
Em entrevista ao JL on-line, ontem antes da entrevista coletiva de Barbosa, o ex-secretário da Fazenda disse apenas: “Não confirmei o empréstimo a Nadai no depoimento ao Gaeco.” Após a coletiva, ele foi procurado pelo JL. Uma mulher atendeu seu celular e disse que Santos estava em reunião e que retornaria a ligação, caso quisesse se pronunciar sobre o assunto.
André Nadai também foi procurado pelo JL, mas não quis se pronunciar. “Não tenho nada com isso [sobre o pedido de exoneração de Lindomar Santos].” “Se for chamado para explicar, explicarei sem problemas [sobre a procedência dos R$ 29 mil].” Na época, Nadai afirmou que o dinheiro havia sido declarado no imposto de renda.
O prefeito se manifestou também sobre isso. “Essa questão em relação ao fisco os secretários têm que ver com a justiça, ou com a própria União, com o imposto de renda. Eu não vou ficar olhando declaração de imposto de renda de secretários. Mas eu conto sempre com a relação de confiança que eu tenho com todos nossos secretários.”
Barbosa disse ainda que não tem intenção de fazer substituições, como a do presidente da CMTU, André Nadai. Lindomar estava na gestão de Barbosa Neto, desde o início. Ele começou como presidente da CMTU e depois foi para a Secretaria de Planejamento. Entre abril do ano passado e abril deste ano acumulou as pastas de Fazenda e Planejamento. Com sua saída, dos 29 secretários que começaram com o prefeito, apenas 10 continuam na administração. Porém apenas nove continuam na função que assumiram inicialmente. “Essa entrada e saída de secretários na nossa administração é natural”, declarou o prefeito.
Em nota, no meio da tarde de ontem, o Núcleo de Comunicação informou que o servidor municipal Luiz Nicácio, que estava na Controladoria Geral do Município, assume a Secretaria Municipal de Fazenda. No lugar também, assume o servidor Hélcio dos Santos. Os dois ocuparão os cargos interinamente.
Fonte: JL
REPRESENTANTES DE ENTIDADES
A solidariedade se deve ao fato de que o suposto esquema desviou dinheiro da saúde de Londrina e, há vários meses, a situação de quem precisa dos serviços tem piorado. ''Padres e pastores estão próximos do povo, que acaba sentindo o efeito dos desvios de dinheiro da saúde pública. Este apoio é importante porque demonstra a discordência da sociedade com o atual estado de coisas'', disse o promotor Jorge Fernando Barreto.
O arcebispo Dom Orlando Brandes e o Conselho de Pastores, Adilton Silva, publicaram uma carta aberta manifestado apoio à operação. ''Nosso compromisso é orar e apoiar as investigações para qeu toda a verdade venha à tona, independentemente de quem esteja envolvido'', escreveram os religiosos.
O presidente da Acil, Nivaldo Benvenho, disse que é importante que a sociedade conheça o trabalho do Ministério Público. ''Estamos dando apoio porque queremos que todos aqueles que efetivamente estiverem envolvidos sejam penalizados'', declarou. ''Quando desvios na saúde ocorrerem, a qualidade dos serviços de saúde diminuem ainda mais'', acrescentou Gustavo Andrade e Lopes, presidente da SRP.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
RELIGIOSOS NO GAECO
“Como Igreja, nosso compromisso é orar e apoiar as investigações, para que toda a verdade venha à tona, independentemente de quem esteja envolvido”, prossegue o manifesto, que conclui que a decisão de tornar pública o posicionamento dos religiosos “não tem nenhuma conotação político-partidária”, mas reafirmar o compromisso com a sociedade.
ABERTURA DE CEI - CENTRONIC
Os vereadores querem investigar a denúncia do Ministério Público (MP) de que vigilantes da empresa de segurança recebiam pagamento pela Prefeitura, mas trabalhavam na rádio Brasil Sul, do prefeito Barbosa Neto (PDT). O prefeito chegou a desafiar os parlamentares a abrirem a comissão.
Autor do pedido, o vereador Joel Garcia (PTN) afirmou que a CEI irá elucidar as denúncias e chegará a verdade. Até o vereador Roberto Fú (PDT), do mesmo partido do prefeito, votou a favor da abertura das investigações.
PREFEITO NOMEIA INTERINO
A decisão foi consequência do pedido de demissão do ex-secretário de Fazenda, Lindomar Mota dos Santos, na manhã de hoje. Lindomar deixou uma carta na mesa do prefeito justificando sua decisão por problemas pessoais e profissionais.
Lindomar havia prestado depoimento ao Gaeco (Grupo Especial de Atuação de Combate ao Crime Organizado) anteontem, sobre um possível empréstimo ao presidente da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), André Nadai. O ex-secretário afirmou, na conversa com os promotores, que não teria emprestado o dinheiro ao presidente da CMTU.
Na semana passada, o Gaeco encontrou R$ 29 mil na casa de Nadai durante cumprimento de mandado de busca e apreensão. O presidente da CMTU teria dito que a origem do dinheiro era um empréstimo de Lindomar Mota dos Santos.
Redação FolhaWeb
PROBLEMAS NO BLOG
segunda-feira, 23 de maio de 2011
SAÚDE
AYRTON SENNA - ATÉ QUANDO ????
domingo, 22 de maio de 2011
BANHO DE SOL PODE MELHORAR FERTILIDADE MASCULINA
Segundo cientistas da Universidade de Copenhagen, a vitamina D melhora a mobilidade e velocidade das células reprodutoras masculinas, colaborando para que cheguem mais fortalecidas ao óvulo, conseguindo penetrá-lo mais facilmente. Apenas metade dos participantes da pesquisa possuíam quantidades insuficientes de vitamina D, segundo os pesquisadores, que disseram que a exposição ao sol poderia explicar porque muitos casais conseguem engravidar durante férias e feriados prolongados.
O sol é a principal fonte de vitamina D, que ajuda a regular os níveis de fósforo e cálcio no organismo, além da manutenção da saúde óssea.
VAI SE CASAR??? QUE TAL A IDÉIA??
Trata-se da fórmula tradicional de "Eu lhes declaro marido e mulher", mas neste caso "por cortesia de...". É simples: os patrocinadores - boutiques, floriculturas, buffet e outros negócios relacionados com a 'indústria do casamento' - oferecem preços especiais aos noivos, em troca de anunciar seus serviços durante o evento.
Apesar das condições dependerem do que se negocia em cada caso, as despesas de organização podem ser reduzidas pela metade, e inclusive mais mais que isso, quando se opta por um casamento com anunciantes.
A Bélgica sediará no dia 6 de agosto o primeiro casamento desse tipo, entre Elodie, de 21 anos, e Jonathan, de 27 anos, dois jovens desempregados residentes na província de Hainaut, a região mais empobrecida do país.
O casal, que se conheceu há quatro anos pela internet, descobriu por acaso as bodas patrocinadas quando buscava na rede ideias para organizar uma cerimônia bonita sem precisar se endividar. "Para nós, o casamento representa a maior prova de amor. Sonhamos que esse dia seja excepcional", explicam os protagonistas do evento, que estão há quase um ano procurando patrocínio para sua cerimônia.
O custo de sua festa nupcial, que apesar de ser relativamente modesta chegaria a custar 15 mil euros (equivalente a US$ 22,3 mil), se reduzirá à metade graças ao patrocínio das assinaturas, que ofereceram preços especiais no jantar, nos trajes dos noivos, nos serviços de flores e arranjos, na fotografia, cabeleireiro e maquiagem.
Em troca, o casal se comprometeu a deixar folhetos publicitários nas mesas dos convidados, pendurar um grande cartaz com seus logotipos na sala do buffet e colocar cartões de visita em um local próximo do jantar, onde os anunciantes poderão garantir que serão vistos.
O trabalho de promoção começou há meses, quando os noivos criaram um blog e uma página em Facebook para buscar os primeiros patrocinadores que embarcaram no projeto.
ECONOMIA - FIQUE POR DENTRO
Se em um ano um imóvel de R$ 200 mil sofrer um reajuste de preço de 15%, uma linha de financiamento imobiliário oferecida pelo seu banco a 6% ao ano, por exemplo, é mais vantajosa do que deixar o que você já tem rendendo na poupança ou em outra aplicação financeira que dê retorno abaixo desses 15%.
Para ser vantajoso guardar dinheiro, sua aplicação deveria render, no mínimo, mais que 15% no ano. Caso contrário, dependendo do montante que você consiga guardar todo o mês, ficaria cada vez mais distante a data planejada para alcançar o necessário para a compra do imóvel.
"Ou você guarda muito dinheiro, ou não vai conseguir acompanhar a variação de preços. Porém, parte-se da ideia de que os preços dos imóveis vão subir para sempre, o que não é verdade", afirma Antonio de Julio, especialista em educação financeira da MoneyFit.
Ele defende, portanto, o equilíbrio entre pagamento à vista e financiamento: poupar antes, para dar o máximo possível de entrada. Depois, negociar um valor de parcela que possibilite poupar durante a vigência do empréstimo para amortizar o saldo devedor do financiamento. Segundo De Julio, o melhor é tentar reduzir o valor da parcela e manter o prazo.
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) recomenda nunca financiar mais que 60% do valor de um bem - e no máximo em 48 meses, no caso do de um imóvel. Desse período em diante, paga-se muitos juros por um tempo muito longo.
Segundo a economista do Procon-SP Hessia Costilla, o que vai determinar se é vantagem pagar à vista ou se vale à pena em empréstimo é o juro cobrado pela instituição financeira. "Mesmo com a inflação em alta, os juros mensais no Brasil ainda são elevados demais para o consumidor poder recorrer a um financiamento", afirma.
Para que fosse sempre mais vantajoso financiar do que comprar à vista, segundo a especialista, seria preciso que o governo diminuísse a taxa de juros e que as instituições de crédito travassem uma "concorrência verdadeira", com mais opções e taxas de juros competitivas para o consumidor.
CUIDANDO DOS SEUS CABELOS
A escova progressiva pode provocar o surgimento da caspa? Mito. Portanto, se quiser pode continuar alisando seus fios sem a preocupação de desenvolver a dermatite seborréica. Mas isso não significa que você estará totalmente livre de problemas. Muito pelo contrário, de acordo com a dermatologista Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira para Estudo do Cabelo.
Apesar do produto usado neste tipo de alisamento não causar caspa, ele pode sim causar irritação no couro cabeludo. “Algumas pessoas podem apresentar irritação no couro, provocada pelo uso do produto. Essa irritação causa descamação da região, que pode ser confundida com a caspa”, comenta.
E não para por aí. Segundo a médica, a escova progressiva pode ainda provocar inflamação no couro cabeludo. “Isso porque a irritação, a vermelhidão ou a coceira podem diminuir a resistência da pessoa, levando a um processo inflamatório”, diz.
Ou seja, mesmo não causando a caspa de fato, a escova progressiva deve ser suspensa se ocasionar descamação ou, ainda pior, inflamação no couro cabeludo.
CUIDANDO DA SUA SAÚDE
De acordo com o professor Juliano Casonatto, coordenador do estudo, verificou-se que o aumento da pressão arterial na faixa de idade em 10 e 15 anos está diretamente ligado ao excesso de peso. “Existe sim a associação entre o excesso de peso e o aumento da pressão arterial e isso serve de alerta para que os pais se preocupem ainda mais com o aumento de peso dos filhos nesta idade.”
A criança e o adolescente com pressão arterial elevada farão o coração trabalhar mais, aumentando consideravelmente a probabilidade de adquirirem doenças cardiovasculares. As escolas envolvidas no estudo não tiveram o nome divulgado.
O objetivo do levantamento era verificar a prevalência e os fatores associados à ocorrência de pressão arterial elevada em adolescentes de nível econômico elevado. “Também constatamos que filhos de pais com sobrepeso têm uma tendência a terem excesso de peso na adolescência.”
A pesquisa apontou que se uma mãe apresenta sobrepeso, a criança tem 3,8 vezes mais chance de ter excesso de peso na adolescência. E se ambos os pais tiverem problemas com o peso, o filho terá até 6 vezes mais chance de ser um adolescente com excesso de peso.
O pesquisador explica, no entanto, que o Índice de Massa Corporal (IMC) – uma relação entre peso e altura de cada indivíduo - que determina o excesso de peso em adultos não é a mesma escala usada em estudos envolvendo adolescentes. “A escala é diferente, mas o objetivo é o mesmo, uma relação peso/altura.”
Receita ideal
Pais que percebem que os filhos estão com excesso de peso devem procurar ajuda. A Clínica de Nutrição da Unopar está reativando o Grupo de Obesidade Infantil, que dá atendimento gratuito para a comunidade. São aceitas crianças de 7 a 14 anos, com encontros semanais. “Trabalhamos com adultos e as crianças em separado, tudo de uma maneira bem lúdica”, explica Carla Jadão, nutricionista que coordena o Grupo. “Trabalhamos com os pais, pois a orientação aos filhos deve partir deles, para que não se alimente de forma errada”, completa.
Os interessados no programa entram numa lista de espera e são atendidos durante o ano letivo, como disciplina e estágio na Clínica de Nutrição da Unopar.
Fonte: JL
A VOLTA DO TUBARÃO
MEDIDA ANTICORRUPÇÃO
Não há disposição para votar propostas moralizadoras, como a que criminaliza o enriquecimento ilícito de agentes públicos
São Paulo - No ano passado, o Congresso aprovou a Lei da Ficha Limpa após nove meses de tramitação. Em 1999, foi ainda mais rápido - menos de dois meses - ao dar aval a um projeto que punia a compra de votos em eleições. Mas acabam aí os exemplos de agilidade dos parlamentares ao analisar projetos anticorrupção. Propostas moralizadoras apresentadas por deputados e senadores raramente chegam a ser votadas. E, dos cinco projetos encaminhados pelo Executivo nos últimos seis anos, com pedido de prioridade, apenas um tem chances de se transformar em lei em um futuro próximo - ainda assim, após o prazo previsto. Segundo o ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União (CGU), o Congresso não dá ''nenhum sinal de disposição'' de votar três projetos que criminalizam o enriquecimento ilícito de agentes públicos, definem situações em que há conflito de interesses públicos e privados e ampliam a punição a servidores envolvidos em irregularidades. Os três, apresentados em 2005, 2006 e 2009, respectivamente, estão entre as centenas de projetos à espera de votação na Câmara. Se isso ocorrer um dia, e se forem aprovados, eles ainda entrarão na fila de propostas a serem analisadas pelo Senado. A polêmica em torno do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, que prestou supostos serviços de consultoria a empresas após deixar o governo Luiz Inácio Lula da Silva, chamou a atenção para o vácuo legal em torno das situações de conflitos de interesses públicos e privados. Ao menos em relação a servidores do Executivo, uma regulamentação poderia estar em vigor, se a tramitação do projeto encaminhado pelo governo não tivesse sido barrada em 2008 pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele apresentou um recurso para levar a discussão do projeto para o plenário da Câmara, em vez de aprová-lo apenas nas comissões, o que era permitido pelo regimento. Desde então, a tramitação está suspensa. Maia disse que atendeu a pedidos de servidores, preocupados com a possibilidade de extensão do período de ''quarentena'' no qual ex-detentores de determinados cargos públicos são impedidos de trabalhar para a iniciativa privada.
Especial para a Agência Estado
PREFEITO BARBOSA NETO ATENDE REIVINDICAÇÃO
sábado, 21 de maio de 2011
CASAMENTO - CARGA TRIBUTÁRIA
O InfoMoney - site especializado em economia - listou alguns dos principais produtos típicos da cerimônia e constatou que a tributação chega a representar até 55,6% do preço final do item. Esse percentual foi verificado na cerveja servida na festa. O disputado buquê da noiva também poderia sair mais em conta, pois, do seu preço final, 17,71% representam apenas tributos – esse é o menor peso da lista e o mesmo verificado na decoração com flores da igreja e até na lembrança dada aos convidados.
Não há como se livrar da tributação, mesmo se a ideia for dispensar a cerimônia religiosa e realizar o casamento apenas no civil. Nesse caso, o casal pagará em tributos 16,93% do preço final.
Os dados são do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).
Antes e depois
A carga tributária aparece nos itens do casamento mesmo antes de ele acontecer. Do preço de um convite impresso, 24,32% são tributos. Durante a preparação, a noiva acaba pagamento mais caro. Em um arranjo de cabelo, incidem 26,32% em tributos. Em um dia de noiva no salão, a carga tributária chega a 26,32%.
Do preço final de um vestido de noiva, o peso chega a 34,67% - mesmo percentual do traje do noivo. Elas ainda têm outros gastos, como as joias. Do preço final delas, 50,44% são tributos. Durante a festa, alguns detalhes também acabam pesando no bolso. O bufê não pode faltar, mas 32,31% do seu preço final são tributos.
Confira a carga tributária de outros itens que podem fazer a diferença nas despesas finais da cerimônia.
Almoço em restaurante - 32,31%
Bolo de brigadeiro - 33,95%
Bombons - 37,61%
Copos - 37,88%
Fondue de chocolate - 38,51%
Fondue de queijo - 36,54%
Hospedagem em hotel - 29,56%
Pacote de lua de mel - 29,56%
Passagem aérea - 22,32%
Taças - 44,4%
Vinho - 54,73%
(*Fonte: Infomoney/IBPT)
DIAS FRIOS - CUIDADOS
(Com AW Comunicação).
MORADOR COBRA SOLUÇÃO SOBRE ASFALTO
Gostaria de saber se a Prefeitura ou a Secretaria de Obras tem algum plano pra recapear completamente as ruas do Jardim Monterrey e Guararapes, que estão numa buraqueira só. É um absurdo! Precisamos urgentemente de um recapeamento, principalmente nas ruas do ônibus coletivo, e não serve mais a operação tapa-buraco. As ruas estão totalmente deformadas.
Aguardamos resposta!
Grato!
Marcelino
Morador da Rua Joel Braz de Oliveira
20 de maio de 2011 09:47
sexta-feira, 20 de maio de 2011
BARBOSA NETO NEGA DENUNCIAS
O prefeito lamentou a denúncia e classificou-a como leviana. Ele afirmou também que o comportamento do acusador é o que caracteriza o seu sobrenome. “Não podemos permitir este festival de denúncias. Quem está no precipício sempre quer puxar alguém. Ele não tem credibilidade para acusar ”, afirmou. “E quem acusa tem o ônus da prova”.
Em relação a sua esposa Ana Laura, o prefeito foi claro em dizer que ela não tem envolvimento nenhum com as questões das oscips. “Eu não permito que uma acusação seja feita contra qualquer membro da minha família. E principalmente contra a mãe dos meus filhos”, defendeu. “A participação da minha esposa se fez de maneira voluntária e espontânea. Ela nunca participou de reunião do Conselho de Saúde. Ela se limitava a visitar postos e as vezes em que foi a Secretaria de Saúde foi sempre buscando a melhoria da saúde da cidade”, completou.
O prefeito também atribuiu a denúncia a antecipação do processo eleitoral na cidade. “Os responsáveis são meus adversários que estão sedentos para voltarem a ocupar o poder. Há deputado que fica twitando ao invés de trabalhar pela cidade. Outros são filiados a partido e centrais sindicais que são oposição a nosso governo”, comentou.
Barbosa lembrou ainda que foi a Prefeitura quem comunicou informalmente o Ministério Público do comportamento das Oscips. “Foi a nossa Controladoria quem começou a investigação. Glosamos mais de R$ 2 milhões destas organizações e a nossa fiscalização foi o que motivou a tentar corromper agentes públicos que já foram denunciados pelo Ministério Público“, concluiu.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
AGORA NO GAECO DEU NO PAÇOCA
AGORA CEDO NA CMTU
Segundo o delegado do Gaeco, Alan Flore, não houve prisões e a equipe ainda está no local, coletando documentos. Foram realizadas ainda buscas de documentos na casa do presidente da CMTU, André Nadai, que foi convidado a depor na sede do Gaeco ainda nesta manhã.
Ainda conforme o delegado, o cumprimento dos mandados está ligado à Operação Antissepsia, que investiga o pagamento de propinas na área da saúde em Londrina.
Mais informações em breve.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
NA MODA
Se você é uma das que gostaria de adotar o estilo da protagonista da trama das nove, mas não sabe por onde começar, eis a solução. O Terra reuniu dicas da personal stylist Ana Pasternak e da maquiadora Shirlei Félix, coordenadora dos cursos de maquiagem do Instituto Ibeco. “A Marina se arruma superbem para o trabalho. Eu sou mais despojada”, declarou Paola Oliveira sobre sua personagem, recentemente ao Terra.
O figurino da personagem transita entre o clássico e o moderno, valorizando a elegância e a sofisticação. Marina é uma mulher ligada às artes plásticas e ao design, e leva essas referências às roupas sóbrias. Peças de alfaiataria, com modelagens modernas, não podem faltar no guarda-roupa de quem quer seguir seu estilo.
TV Globo/Divulgação
http://www.terra.com.br/beleza/infograficos/musa_tv/
FIQUE NA MODA
A cor base é o caramelo, tanto no couro revelado em bolsas de franjas como nos sapatos e até nos detalhes das roupas como macacões e da calça jeans. As saias são longas e lânguidas feitas de georgete de seda ou de malha até o chão, os modelos são retos ou com silhueta de princesa. Os tricôs, desgastados e de tramas grossas bem setentinha, sugerem o aconchego desse inverno e são mesclados com tiras de camurça, couro e até tecidos dourados. Surgem assim, os pulls longos, as túnicas e os cachecol no estilo brechó.
SUAS UNHAS MAIS BELAS
Mas qual a razão para esta retrospectiva? Simplesmente, porque agora há, no Brasil, uma espécie de versão nacional das Minks Nails, que foi batizada de Tenshi. A grande vantagem é que você pode colar esses adesivos em casa, sem precisar de nenhuma lâmpada especial.
Com um palito e a lixa que vem na cartelinha, você mesma pode aplicar em suas unhas. Há mais de 90 estampas para escolher e cada cartela tem 24 tamanhos. Os adesivos duram cerca de cinco dias, mas se for usado com uma base finalizadora da marca, esse tempo pode dobrar.
Preço: R$ 13,99 cada cartela.
Mais informações: http://www.unhastenshi.com.br/
SHAOLIN
AUMENTANDO SEIOS
Fonte: Bonde
terça-feira, 17 de maio de 2011
segunda-feira, 16 de maio de 2011
10 COISAS QUE AS MULHERES NÃO PERDOAM NOS HOMENS
2)Desmarcar um compromisso
3)Não prestar atenção no que ela fala
4)Veneração pelo futebol
5)Falar mal da sogra para os amigos
6)Não reparar o suficiente nela
7)Reclamar enquanto ela dirige
8)Se arrumar demais
9)Falar da ex
10)Dormir depois do sexo
GAECO TOMA DEPOIMENTO DO PREFEITO
Na saída, Alan Flore revelou que o depoimento foi "esclarecedor", mas que é necessário comprovação de alguns pontos. "Vejo como sendo um depoimento bastante produtivo no sentido de confirmar umas informações que nós já tinhamos e esclarecer eventuais detalhes sobre outros fatos. Parte existe indicativo que são verdadeiras, temos que verificar se isso é verdade", disse.
Bonde. O seu portal
CORRUPÇÃO NA SAÚDE - PRESO LOBISTA
Monastério é acusado de participar do esquema de desvio de dinheiro público da área da Saúde, esquema revelado após Operação Antissepsia, realizada semana passada em Londrina. Na ocasião, 15 dos 16 mandados de prisão haviam sido cumpridos. Foram presos presidentes dos Institutos Gálatas e Atlântico, Oscips que prestam serviço na área da saúde, funcionários e até o procurador-geral do município.
Segundo promotoria, Monastério seria um lobista do grupo. Empresas dele emitiam notas frias para desvio de dinheiro. O advogado André Cunha, que defende o engenheiro, apresentou pedido de habeas corpus na Justiça. "Ele foi contratado como consultor no momento anterior a contratação do convênio justamente para fazer uma análise na planilha da prefeitura se era viavel o convite no certame", afirmou.
O engenheiro é dono da empresa Monastério e Monastério LTDA, apontada como uma das empresas de fachada no esquema envolvendo outra oscip em Londrina, o Ciap. A entidade teria desviado mais de R$ 300 milhões de recursos federais - 18 pessoas são rés no processo que tramita na Justiça de Curitiba, inclusive Juan Monastério. Ele é acusado de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e peculato.
CONTADORES DOS INSTITUTOS SÃO PRESOS
Flavio Martins e Antonio Carlos Martins eram responsáveis pelos dados contábeis das oscips, investigadas pelo desvio de dinheiro da área da saúde . O esquema envolvia até servidores municipais, que exigiam pagamentos de vantagens. As propinas foram confirmados pelos presidentes dos institutos Silvio Luz e Bruno Valverde, respectivamente, do Gálatas e do Atlântico.
O promotor Claudio Esteves não adiantou quais funções esses detidos exerciam no esquema. "Em virtude do curso das invetigações, não temos possibilidade para detalharmos o comportamento dessas pessoas. No momento é inviável. As investigações revelam a necessidade de cautelar de novas pessoas", afirmou.
Os contadores são ouvidos na sede do Gaeco (com informações rádio Brasil Sul).
domingo, 15 de maio de 2011
TEMPERATURAS BAIXAS
Na quarta-feira, a previsão é que a temperatura atinga a mínima de 10º e a máxima de 21º graus. Na quinta, dia 19, a mínima pode chegar a 9º e a máxima a 22º. Não há previsões de chuva para nenhuma das datas e o sol aparecerá entre nuvens.
Segundo o Simepar, a baixa temperatura é causado pelas áreas de instabilidade que formaram-se no sábado no Paraguai e seguem avançando pelo Paraná.
CONTRA A VIOLÊNCIA
SANTOS CAMPEÃO PAULISTA
PARQUE AQUÁTICO MUNICIPAL
“Estamos numa época diferente. Não dá mais para os clubes. Londrina foi o maior celeiro de atletas em nível nacional e até internacional. Falo de Rogério Romero, Patrícia Silva, Diogo Yabe, Ana Carla Carvalho, estes dois últimos ainda competindo, a Ana pelo Pinheiros. Há outros. Hoje está péssimo. Estou falando principalmente de natação, mas os outros esportes também estão em baixa”, diz Dema.
Fonte: JL
sábado, 14 de maio de 2011
TRANSPOSIÇÃO VALE DO CEDRO/VICENTE PALOTTE
SÚMULA: Inclui metas no Plano Plurianual - PPA - 2010/2013 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias/LDO - 2011; e abre Crédito Adicional Suplementar - Lei Específica, em uma ou mais vezes, da quantia até R$ 1.579.000,00 junto a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação.
A CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU E EU, PREFEITO DO MUNICÍPIO, SANCIONO A SEGUINTE LEI:
Art. 1º Ficam incluídas, na Lei nº 10.839, de 21 de dezembro de 2009 - Plano Plurianual - PPA - 2010/2013, no Programa 0010 - Londrina em Ação, no Anexo XIII - Resumo das Ações por Órgão / Unidade - Físico / Financeiro, as metas a seguir especificadas: ANEXO XIII - RESUMO DAS AÇÕES POR ÓRGÃO / UNIDADE - FÍSICO / FINANCEIRO EXERCÍCIO DE 2011 Programa 0010 - Londrina em Ação Região Descrição da Ação Produto Unidade de Medida Quant. Valor Leste Transposição do Córrego Barreiro transposição concluída m² 5.800 1.000.000,00
VACINAÇÃO DA GRIPE
Em Londrina, a intenção era imunizar aproximadamente 84 mil pessoas, entre idosos com idade acima de 60 anos, crianças entre seis meses e até dois anos, gestantes, indígenas e profissionais da saúde. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, apenas 63% dos idosos receberam a vacina.
A vacina protege contra a gripe sazonal e a gripe A (H1N1) e é contraindicada para quem ter alergia a ovo. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Para receber a dose, basta ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e levar a carteira de vacinação.
OPERAÇÃO ANTISSEPSIA - SAÚDE
Em entrevista à RPCTV Londrina, o advogado deles, André Cunha, disse que eles foram procurados por agentes públicos que pediram dinheiro para a liberação dos repasses da Prefeitura que estavam atrasados. Sem citar nomes ou valores, o advogado apenas informou que o pedido é semelhante ao feito para o instituto Atlântico, ao entorno de R$ 120 mil.
Como passaram a colaborar com as investigações, a defesa de Rodrigues e Glaucia espera que eles tenham as prisões revogadas. As prisões temporárias dos diretores do instituto Gálatas e mais onze envolvidos termina neste sábado.
Nesta manhã, a mulher do ex-procurador Geral do Município Fidélis Canguçu, que também está preso, Joelma Canguçu também foi ouvida pelo Gaeco. Outros depoimentos dever ser tomados ao longo de todo o dia.
A operação
Quatro dos 15 presos na Operação Antisepsia, realizada na terça-feira (10) em Londrina, foram liberados por estarem contribuindo com as investigações, segundo o promotor Cláudio Esteves. Na ação, o ex-procurador Geral do Município, Fidélis Canguçu, foi preso. Ele foi exonerado do cargo depois do anúncio da prisão.
Dezesseis mandados de prisão (um dos investigados não foi encontrado) foram cumpridos. Foram apreendidos R$ 20 mil em dinheiro com Canguçu, além de três armas e diversos documentos na Procuradoria, no prédio da Prefeitura e nos institutos. Ao todo, 30 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Londrina, Cambé, Arapongas, Bela Vista do Paraíso e Jataizinho.
A investigação começou há quatro meses, por conta de denúncias de empresários que teriam sido procurados para dar notas fiscais frias para justificar serviços prestados pelas Oscips. Segundo ele, nenhuma denúncia partiu do poder público municipal. As pessoas presas são acusadas de envolvimento com um esquema de desvio de recursos públicos e corrupção de agentes públicos da área da saúde. Eles teriam ligação com as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) Instituto Gálatas e Atlântico, que estariam justificando pagamentos com notas fiscais “frias”.
O papel de Fidélis Canguçu no esquema seria o de fazer a abordagem aos institutos para cobrar a propina, segundo depoimentos prestados na tarde desta terça-feira. A moeda de troca para receber a propina seria a liberação dos pagamentos dos valores pelos serviços prestados. Um dos institutos teria pago em torno de R$ 120 mil de propina a Canguçu.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
VAI LACRAIA, VAI LACRAIA, E NÃO É QUE FOI MESMO!!!
Fonte: Terra
FALHA DE FISCALIZAÇÃO??
Araújo foi um dos vereadores que alertou o prefeito Barbosa Neto para priorizar a contratação de entidades locais, como Santa Casa e HUTech, para execução de contratos emergenciais da saúde, o que não aconteceu. O Município firmou contratos com as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) Instituto Gálatas e Instituto Atlântico, alvos do escândalo da Operação Antissepsia, do Gaeco.
Em dezembro passado, os vereadores Gerson Araújo, Sandra Graça (PP), José Roque Neto (PTB) e Marcelo Belinati (PP) protocolaram pedido para que o prefeito priorizasse os institutos locais. “Na ocasião, o pedido foi aprovado por unanimidade. Os problemas são os mesmos do Ciap. Tínhamos empresas daqui, com endereço, conhecidas, que foram trocadas por outras que pouco se sabia delas. A prefeitura deveria ter cuidado e é dela a responsabilidade dos contratos firmados”, afirmou Belinati. “A justificativa para o acerto com estas Oscips era o preço, mas agora vemos que o povo é que vai pagar o preço, novamente”, lembrou Sandra Graça.
Em abril, Gerson Araújo encaminhou à Prefeitura um pedido de informações sobre os institutos Atlântico e Gálatas, contratadas em dezembro. O relatório foi entregue na semana passada.
Centronic
Até o início da noite de ontem, 13 vereadores já haviam assinado o requerimento para CEI no Caso Centronic. Outras sete assinaturas devem ser obtidas hoje. “Vou aguardar a reunião do PSDB, mas a CEI já está encaminhada e queremos que seja um levantamento completo, desde o início do contrato da prefeitura com a empresa, em 2006. O prefeito pediu e estamos instaurando a CEI”, brincou Joel Garcia (PTN) referindo-se à entrevista coletiva concedida por Barbosa Neto na semana passada, quando ele afirmou que os vereadores deveriam mesmo instaurar uma CEI para investigar o Caso Centronic. A CEI é o primeiro passo até se chegar a uma Comissão Processante.