Dezenas de consumidores lotaram, no início deste mês, a sede do Procon em Londrina, indignados com um suposto aumento abusivo, de até 200%, nas contas da Copel referentes ao mês de maio. Na época, o órgão de defesa do consumidor abrir um processo administrativo para apurar as irregularidades, mas segundo o coordenador do Procon no município, Carlos Neves Júnior, as investigações só terão continuidade após o londrinense começar a receber as novas faturas da Copel, referentes a este mês.
Neves pede para que o consumidor tenha cuidado com a nova conta. "A Copel assumiu as falhas. Esperamos agora que o problema constatado, que envolve não só o preço abusivo, seja resolvido", destacou o coordenador do Procon, referindo-se também às mudanças que a companhia começou a fazer no sistema de gestão das faturas, mas que não foram informadas previamente aos condumidores.
Carlos Neves Júnior citou a resolução nº 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que prevê que a leitura das faturas precisam ser feitas entre os três últimos dias de um mês e os dois primeiros do outro. "A Copel admitiu que as readequações geraram alterações na rotina de leitura do consumo, processamento e entrega das contas de luz. A companhia informou a mudança da data de entrega das contas, mas não a mudança da data em que a leitura foi feita", explicou.
O coordenador lembrou ainda que, independentemente das próximas faturas, o Procon já analisa a possbilidade de multar a Copel. O valor da infração, segundo ele, depende da receita bruta registrada pela companhia nos últimos três meses. "Nós também vamos enviar toda a documentação, com as reclamações, ao Ministério Público, para que a Promotoria de Defesa do Consumidor analise o caso", completou Neves.
Guilherme Batista - Redação Bonde
Nenhum comentário:
Postar um comentário