A Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) de Londrina acusou nesta segunda-feira (27), o EcoMercado Palhano de poluir o Lago Igapó 2, na área central da cidade. O secretário da pasta, José Novaes Faraco, informou que o empreendimento seria autuado em R$ 20 mil, no entanto, fiscais da Sema estiveram no local e não notificaram o mercado. O anúncio da multa acontece dois dias antes da inauguração oficial do empreendimento em Londrina, que acontece nesta quarta-feira (29).
Segundo o secretário municipal do Ambiente, José Novaes Faraco, no Lago Igapó 2 havia muita espuma branca que escorria por uma das tubulações pluviais. O líquido seria proveniente do mercado, que teria feito uma limpeza geral para a abertura do estabelecimento.
Faraco disse após receber uma denúncia do estado do Igapó, ele foi até o local conferir a origem da poluição. O secretário disse que os próprios operários do empreendimento confirmaram que o líquido seria proveniente do mercado. No entanto, ele declarou que não foi realizado nenhum exame laboratorial para comprovar a origem da poluição.
Por volta das 15h20, o proprietário Raul Fulgêncio, da Raul Fulgêncio Negócios Imobiliários, empresa que administra o EcoMercado Palhano, negou que a poluição seria proveniente do mercado e afirmou que a obra é ecologicamente correta. "Esse é o primeiro ecomercado do país. Já recebemos prêmio nacional por ser um projeto totalmente sustentável", comentou.
Raul Fulgêncio informou que os fiscais da Sema não autuaram o empreendimento e que pediram desculpas pelo constrangimento da situação. "Eles conheceram o espaço e chegaram a dar parabéns pela obra. Não encontraram nenhuma irregularidade aqui", comentou.
Fulgêncio criticou o fato da Sema anunciar a autuação sem ao menos ter provas da origem da poluição. "Nunca vi convocar a imprensa para autuar um estabelecimento. Isso é coisa de filme hollywoodiano", disparou. Ele comentou que é estranha a ação da secretaria, já que o empreendimento será inaugurado em poucos dias. "O que houve foi uma a atitude de uma pessoa irresponsável e má intencionada", afirmou.
Em entrevista à rádio Paiquerê AM, Fulgêncio comentou que ao conversar com o secretário municipal, Faraco negou que tenha convocado à imprensa para uma entrevista coletiva.
Após as declarações de Raul Fulgêncio, o secretário José Novaes Faraco foi procurado diversas vezes pela reportagem de odiario.com para comentar o assunto. Entretanto, Faraco não estava na Sema e seu celular estava desligado.
Release da prefeitura
A Prefeitura de Londrina encaminhou um release à imprensa por volta das 12h20 informando sobre a multa por poluição no Lago Igapó 2.
O e-mail continha os seguintes dizeres "O secretário José Novaes Faraco estará as 13h, no Ecomercado Palhano, para lavrar multa por poluição no Lago Igapó 2".
Nenhum comentário:
Postar um comentário