segunda-feira, 6 de junho de 2011

CRISE NA SAÚDE

A promotoria de Defesa da Saúde Pública de Londrina encaminhou nesta segunda-feira (6) uma recomendação administrativa à Secretaria Municipal de Saúde pedindo a contratação de mais 41 agentes de endemias. Segundo o promotor Paulo Tavares, com esse reforço o número de funcionários chegaria ao ideal que é de 230. A contratação deve ocorrer em um prazo de 30 dias.

Tavares afirmou que a principal causa da epidemia da doença neste ano foi a falta de profissionais que trabalham no combate ao mosquito da dengue. “Não podemos assistir no ano que vem o mesmo filme deste ano”, afirmou.

A Secretaria de Saúde ainda não sabe quando poderá cumprir a recomendação e completar o quadro de agentes de combate à dengue na cidade. A esperança é contar com pessoas que participaram de processo seletivo em abril e aceitem trabalhar como agentes de endemias, com salário de R$ 545 para 40 horas semanais, chegando a R$ 749 com benefícios.

De acordo com a secretária Ana Olympia, as chamadas foram esgotadas sem sucesso, mas haverá novas tentativas de contratação. “Vamos consultar a Procuradoria Geral [da prefeitura] para saber se podemos reconvocar os agentes de um teste seletivo que foi feito e chamar quem não compareceu. Temos 30 dias para resolver e vamos fazer o possível para resolver”.

Números

As confirmações de casos de dengue em Londrina tiveram uma redução significativa em Londrina. Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde registrou “apenas” 71 novos casos. Em períodos anteriores, as confirmações chegavam a mais de 300 casos. Com isso, a cidade já registrou 7.069 contaminações em 2011.

Conforme boletim divulgado nesta segunda-feira (6), outros 1.604 estão aguardando o resultado de exames e 4.136 foram descartados.

Fonte: JL

Nenhum comentário: