sexta-feira, 29 de junho de 2012

SEU ANIMALZINHO MERECE CUIDADOS

Castração da fêmea antes do primeiro cio previne tumores
Quem não se encanta com uma ninhada de gatinhos ou cachorrinhos? Apesar de encantadores, os filhotes nem sempre fazem parte dos planos das famílias que possuem animais de estimação. Para evitar que a família de quatro patas aumente, a melhor opção, de acordo com os médicos veterinários, é a castração. Mas nem sempre esta saída agrada aos proprietários.

Há muitos mitos que envolvem a castração de animais de estimação. Algumas pessoas acreditam que a fêmea pode ficar doente se não tiver pelo menos uma ninhada, outras acham que o animal fica triste e solitário. De acordo com médicos veterinários, nenhuma das duas afirmações é correta.

A castração de fêmeas não está relacionada ao aparecimento de doenças, pelo contrário, acaba prevenindo patologias. Os profissionais também afirmam que a castração é benéfica e que o animal não tem consciência de que perdeu a capacidade de se ''A maioria dos tumores tem relação com a questão hormonal, por isso a cirurgia é interessante'', diz. Quando feita após o primeiro cio a incidência de tumores reduz cerca de 50%. Segundo ela, a castração pode ser eletiva ou recomendada. ''Se não existe interesse reprodutivo, indicamos que o procedimento seja feito'', afirma.
Fonte:FL

Nenhum comentário: