sexta-feira, 1 de julho de 2011

SANTIFICAÇÃO POLÍTICA DO CLERO

O arcebispo de Londrina, dom Orlando Brandes, presidiu na manhã desta sexta-feira (1º), na Catedral Metropolitana de Londrina, uma missa nos festejos do padroeiro do município, o Sagrado Coração de Jesus. E ele criticou, durante sua homilia, a corrupção na área da saúde, a marcha da maconha e a proposta de mudança no horário do comércio na cidade.

celebração reuniu cerca de três mil pessoas na Catedral, além de 150 padres da Arquidiocese. O dia também está sendo marcado pela oração em favor da santificação do clero, dia instituído pelo beato João Paulo II. "O nosso inimigo bombardeia os pontos fortes. Na Igreja, são os sacerdotes. Somos os primeiros a ser bombardeados", disse.

De acodo com dom Orlando, a santificação do clero passa por diversos aspectos: sacramentos, oração e, entre eles, o que o arcebispo chamou de santificação política. "O padre deve estar ao lado dos doentes, dos injustiçados e ds famintos. Deve organizar a caridade e a justiça", declarou.

Por causa desta santidade política, nos interessamos pela saúde em Londrina; nos posicionamos contra a mudança do horário do comércio, que vai afetar todo o povo de Deus; e não concordamos com a marca da maconha", afirmou.

Já o arcebispo emérito dom Albano Cavallin, no final da celebração, criticou algumas mudanças em valores da sociedade. "Quando criança, aprendi que o casamento era a união estável entre um homem e uma mulher. Hoje estão dizendo q é diferente. Algumas pessoas querem mudar o conceito de família. vou continuar pregando aquele catecismo", disse.

Dom Albano lembrou ainda a posição da Igreja em relação ao aborto. "O aborto continua sendo pecado", afirmou. E criticou a utilização de preservativos. "Quando criança eu brincava com brinquedos educativos. Hoje estão fabricando brinquedos para adultos: a camisinha. o mandamento diz: não pecar contra a castidade", lembrou.

As comemorações na Catedral continuam. Nesta sexta-feira, a partir das 19h, haverá missa seguida de procissão luminosa. Se chover, a procissão será realizada dentro da Catedral.

odiario.com

Nenhum comentário: