sábado, 7 de janeiro de 2012

MORAR SOZINHO?

Aumento de separações conjugais, independência financeira cada vez mais cedo. Muitos são os motivos para as pessoas morarem sozinhas. Essa oportunidade pode significar um exercício positivo de independência, mas também exige uma boa dose de disciplina.

''Morar sozinho deve ser uma questão de opção da pessoa, que não deve permitir que sua vida seja marcada pela solidão, pois isso pode oferecer prejuízos psicólogicos e físicos, afetando o organismo de forma geral'', afirma a psicóloga clínica e mestre em análise do comportamento, Ana Cristine Ruppenthal, de Londrina.

De acordo com a especialista, algumas pessoas podem se adaptar bem à autonomia e à privacidade. No entanto, Ana Cristine alerta que outras podem se isolar, o que pode aumentar radicalmente níveis de estresse e ansiedade, evoluindo para quadros de depressão e fobia social.

Segundo ela, o principal sintoma desse quadro de depressão é o sentimento de infelicidade, que se manifesta, geralmente, pelo evitar chegar em casa após o trabalho ou os estudos. E, quando está em casa, o fato da pessoa evitar sair para qualquer tipo de programa com amigos ou familiares. ''Geralmente, ela prefere ficar horas na internet conversando com conhecidos, pessoas que realmente não são suas amigas.''

Fonte: FL
Leia mais na matéria da repórter Fernanda Carreira

Nenhum comentário: