segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DENGUE!!!! EXERCITO??????

SAÚDE » SURTO
Londrina tem 638 casos de dengue; Exército pode intervir

Saúde pede apoio para limpar terrenos e retirar entulhos; infestação do Aedes é alta na Cidade

Londrina registra 638 casos confirmados de dengue este ano. Destes, 212 foram registrados na semana passada, segundo boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (21) pela Secretaria Municipal de Saúde. Os números referem-se ao período compreendido entre 1º de janeiro a 17 de fevereiro e podem ser ainda mais preocupantes, já que há 3.724 notificações de suspeita da doença.


Com uma morte já confirmada no município - uma mulher de 64 anos, vítima de febre hemorrágica - a infestação do mosquito Aedes aegypti é grande. Em algumas regiões da cidade, o índice chega a 9%, muito acima do limite considerado tolerável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 1%.


Seis casos de dengue com complicações - principalmente a febre hemorrágica - estão sob investigação. Uma idosa está internada no Hospital Universitário em estado grave. Na semana passada, uma paciente morreu enquanto era atendida na Unidade Básica de Saúde do centro, na avenida São Paulo, possivelmente vítima de complicações da dengue. O resultado dos exames deve ser divulgado até o final desta semana.


Força tarefa


A Secretária de Saúde, Ana Olympia Dornellas, disse que a Prefeitura enviou ofício ao Exército brasileiro pedindo ajudar para eliminar os focos de Aedes no Município. Homens seriam enviados a Londrina para auxiliar nos trabalhos de limpeza de áreas e retirada de entulhos - os principais focos do mosquito transmissor de dengue e febre amarela.


Nos últimos dias, a Saúde em Londrina vistoriou imóveis em todas as regiões da Cidade para medir o índice de infestação do Aedes. Bairros da zona leste, que registra a grande maioria dos infectados, com 80% dos casos, chegaram a apresentar índice de infestação de 9,8%.


Em relação a número de infectados pelo Aedes, o leste continua na frente, com 478 dos 638 casos confirmados. O centro tem 55 doentes e a zona sul, 53 casos. A zona oeste apresenta 26 infectados e a zona norte registra 23 diagnosticados com dengue. Na zona rural, há três confirmações.

FONTE: Agência Londrix

Nenhum comentário: