domingo, 2 de janeiro de 2011

MUTIRÃO DA DENGUE - PERIGO CONSTANTE

Região apresenta a maior incidência do mosquito da dengue; para o operação foram envolvidas 600 pessoas e 24 caminhões

A região leste de Londrina recebeu cuidados especiais da Secretaria Municipal de Saúde ontem (29) e hoje (30) até o fim da tarde. O mutirão percorreu 9.223 imóveis localizados nos bairros Marabá, Ideal, Interlagos, Morro do Carrapato, Santa Terezinha, Fraternidade e Santa Fé, além dos fundos de vale da região.

O mutirão envolveu 600 pessoas de várias secretarias, como a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Secretaria de Obras, Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a 17ª Regional de Saúde. Para essa grande operação, foram utilizados 24 caminhões, para recolher todo o lixo da região, como forma de combate à dengue.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Agajan Der Bedrossian, os esforços se concentram na região leste, por esse ser o local com maior incidência do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. “Nos dois últimos levantamentos feitos este ano, foi apontado um índice alto da presença do mosquito na região”, observou.

O secretário afirmou que a configuração urbana da região leste favorece a proliferação do mosquito. “A estrutura das moradias, como casas de tábuas e também, moradias das pessoas que sobrevivem da venda de materiais recicláveis. Eles acumulam, nas suas próprias residências, esse material, aguardando o comprador, o que acaba criando o mosquito”, completou.

Ainda segundo o secretário, o mutirão foi realizado, devido ao clima propício ao desenvolvimento do mosquito da dengue. “Com a mudança de temperatura, a chegada do verão, com as pancadas de chuva quase todo dia, cria-se um ambiente propício à multiplicação do mosquito. Ele gosta rigorosamente de água limpa, água morna e de calor”, frisou. Bedrossian afirmou, ainda, que a ação foi motivada pela epidemia de dengue que sofre algumas cidades do Paraná.

Nos dois dias de operação, foram recolhidas 121 toneladas de lixo. Nas outras regiões da cidade, a prioridade do serviço de combate à dengue é através da informação, do esclarecimento e de orientação da população.
N.com

Nenhum comentário: