quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CADEIRA ELÉTRICA DIMINUIRÁ SOFRIMENTOS

Notícia veiculada na Folha de Londrina, do dia 22/12, reduzirá ao menos o sofrimento de quem vive o problema na pele. Ronaldo, que é morador da Rua Joel Braz de Oliveira, ficou tetraplegico e vai receber uma cadeira elétrica, graças a uma medida judicial. Vejam a matéria:
Cadeira de rodas elétrica será entregue


Londrina - Dentro de dez dias um paciente deve receber uma cadeira de rodas motorizada da Secretaria Municipal de Saúde. A determinação é da 2 Vara Cível de Londrina, que concedeu mandado de segurança exigindo a entrega do equipamento, sob pena de multa diária.

O paciente de 38 anos é tetraplégico e aposentado por invalidez, com renda familiar de R$ 550. A esposa é a única pessoa que cuida dele diariamente mas também está doente e não pode mais empurrar a cadeira convencional.

De acordo com o Ministério Público, o paciente já havia solicitado a cadeira ao município, mas diante da negativa procurou a Justiça. Segundo o secretário de Saúde, Agajan Der Bedrosian, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não há distribuição de cadeira de rodas elétricas. ''No entanto, distribuímos em média 17 cadeiras manuais por mês'', completa.

Ele reconheceu que a cadeira elétrica melhora a qualidade de vida, mas disse que não há recursos para comprar este tipo de equipamento habitualmente. ''Com a determinação judicial temos um instrumento que nos permite dar a cadeira, mas continuamos sem previsão para atender esse tipo de pedido que não seja pelo meio judicial'', justificou.


Michelle Aligleri
Reportagem Local

Nenhum comentário: