sábado, 3 de março de 2012

PRINCIPE ENCANTADO OU LOBO MAU!!!

O mito do príncipe encantado não assombra mais a vida da mulher contemporânea. A afirmação, com ares de questão existencial retrô, é uma das conclusões de O Mundo de Vênus, pesquisa qualitativa que coordenei no final de 2011 com a participação de paulistanas das classes A e B, com idades entre 25 anos e 42 anos. A independência da mulher – caracterizada, sobretudo, pela ascensão a cargos de liderança no mercado de trabalho, propiciando melhores condições financeiras – chegou à esfera emocional

As mulheres cortaram o cordão umbilical com maridos e companheiros, estão emocionalmente independentes e têm ditado novos padrões comportamentais. A felicidade feminina não está mais condicionada a padrões conservadores; à expectativa de casar e constituir uma família tradicional. Essa libertação emocional feminina tem reflexos significativos no modo de consumir. Aliás, é exatamente no consumo que essa "revolução" é mais expressiva. Hoje, em média, 66% das decisões de compra nos lares brasileiros são tomadas por mulheres; decisões que movimentam cerca de R$ 1,3 trilhão por ano.

Entre as decisões de consumo que têm impacto nas compras familiares estão alimentação, plano de saúde, vestimenta e educação. Na hora de comprar um carro, as mulheres têm optado por modelos e serviços automotivos (seguros, troca de pneus etc) que reafirmam e asseguram a independência feminina – comportamento muito diferente da década de 1960, quando o marido ou pai escolhia e pagava pelo carro. É como se dissessem, em voz alta, "não há barreiras" que possam me deter.

Um outro exemplo da independência está nas férias do casal. As viagens de lua de mel ou em comemoração a datas importantes – antigamente vetadas às crianças –, estão muito mais inclusivas. Por terem filhos mais tarde, as mulheres não abrem mão de aproveitar todos os momentos possíveis com os filhos; por não serem mais submissas (emocionalmente e financeiramente), podem optar por esse modelo comportamental focado na prole. "Meu marido, meu mundo" não impera mais!

Em seu livro "Troco Príncipe Encantado Pelo Lobo Mau" a jornalista espanhola Raquel Sánchez Silva mostra a com clareza e humor o que a mulher moderna deve fazer para se livrar desse mito. Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii   !!!!! 

Nenhum comentário: