terça-feira, 20 de julho de 2010

ROBERT KOCH PODE DESCANSAR EM PAZ???


Dias atrás postamos aqui o caso das placas de sinalização que foram colocadas na cidade. De forma equivocada a empresa colocou o nome da Avenida Robert Koch como Robert Cock. O Jornal de Londrina traz matéria sobre o caso salientando sobre o erro de grafia conforme segue:

Empresas erram nomes de ruas de Londrina em placas de sinalização
Em duas placas, nome da Avenida Robert Koch foi escrita de forma errada. Prefeitura disse que a responsabilidade do conserto é das empresas que venceram a licitação

O médico e bacteriologista alemão Robert Koch certamente ficaria entristecido ao ver seu nome escrito de forma errada em uma avenida que o homenageia. A avenida em questão, na zona leste de Londrina, chamou a atenção de moradores da região, em razão do erro na grafia de algumas placas. A prefeitura afirmou que a empresa contratada para realizar o serviço foi notificada para fazer o conserto.

Uma placa de sinalização turística instalada próxima ao aeroporto de Londrina indica a direção para a Avenida Robert Cock, quando o correto é Robert Koch. Uma leitora entrou em contato com o JL e apontou o erro.


Placa de sinalização turística indicando a Avenida Robert Koch foi escrita de forma errada: Cock
“São placas novinhas e já foi detectado o problema.”, afirmou o arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUL), Kirack O’Hara. De acordo com ele, uma empresa terceirizada ficou responsável por realizar o serviço. “Foi feita uma concorrência pública e quem ganhou a licitação está confeccionando e instalando”, explicou.

Segundo O’Hara, o conserto não é trabalhoso, já que a grafia é aplicada em forma de películas, e não pinturas.

Gilmar Breve, do setor de sinalização da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), reforçou que a empresa responsável deve providenciar a correção do erro ortográfico. “A empresa foi notificada para consertar o erro, que é responsabilidade dela”, disse.

Placas azuis

Outros erros também foram identificados pela reportagem em uma placa de sinalização instalada na esquina da Avenida Robert Koch com a Rua Elias Tosetti. Azuis e colocadas em pequenos postes, algumas têm propaganda em cima, e trazem a grafia de Robert Kock. O curioso é que, em algumas delas, a placa de publicidade instalada logo acima possui a grafia correta.

De acordo com Gilmar Breve, da CMTU, a confecção dessas placas é de responsabilidade de outra empresa terceirizada, que pode explorar o serviço de publicidade em cima dos postes. “Essa nós não sabíamos. Vamos mandar ofício para notificar a empresa”, afirmou.

A reportagem procurou o setor de licitações da CMTU para saber o valor da licitação e do conserto dos erros. Um funcionário disse que somente o assessor de comunicação da companhia, Leandro Rosa, poderia passar a informação. Entretanto, o assessor estava com o telefone desligado.

Procurado na semana passada pela reportagem, Rosa havia informado que as placas eram de responsabilidade da secretaria de Obras. O secretário Marcello Teodoro, porém, negou que seriam de responsabilidade da pasta e afirmou que quem cuidava do assunto era a própria CMTU. A reportagem não obteve o nome das empresas que confeccionaram as placas.

Nenhum comentário: