quarta-feira, 30 de junho de 2010

HOJE NA FOLHA DE LONDRINA

Leitor da Folha de Londrina mostra-se desacreditado com o barulho, velocidade e drogas no posto de combustível em frente a Praça Nishinomiya no aeroporto, conforme carta enviada à Folha de Londrina, seção CARTAS.

Cidade sem dono
A Praça Nishinomiya virou ponto de vandalismo, drogados e aficcionados por músicas com som alto. Carros fazem arrancadas e passam em alta velocidade no contorno da praça, colocando em risco a vida de quem faz caminhadas ali. E o pior, na cara dos agentes da CMTU e, em alguns casos, com a presença da Polícia Militar. Jovens fumam e dançam dentro do pátio de um posto de combustíveis em frente à praça, muitos usando drogas em cima de uma passarela. Já fiz denúncias à Força Verde, Polícia Militar, CMTU e Prefeitura e não vi boa vontade em nenhum desses órgãos. Resta não mais frequentar a praça e fazer as denúncias via jornais. Quem sabe serei ouvido.

ANTONIO APARECIDO DA SILVA (publicitário) - Londrina

segunda-feira, 28 de junho de 2010

ACADEMIA AO AR LIVRE É INAUGURADA


Hoje, dia 28 de junho de 2010, segunda-feira, foi inaugurada a Academia ao Ar Livre na Praça Nishinomiya no aeroporto. Com a presença de várias autoridades, representante da empresa Milênia Agrociências e também da população a Academia foi entregue à comunidade.

O empresário Luis Barone, presidente da empresa Milênia Agrociências, afirmou que é uma satisfação participar de parcerias com a Prefeitura de Londrina, principalmente de projetos como o da academia ao ar livre, que buscam a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da comunidade.

A sexta academia ao ar livre da cidade contará com 10 equipamentos de ginástica, alguns deles triplos, além de uma área com playground para as crianças. A novidade é a instalação de aparelhos adaptados para os cadeirantes e a criação de toda uma infraestrutura no entorno, para atender aos portadores de necessidades especiais.

domingo, 27 de junho de 2010

ACADEMIA AO AR LIVRE - HOJE NA FOLHA DE LONDRINA

Carta enviada pela leitora à Folha de Londrina, com título, Tenho Medo é publicada na Seção Cartas, na data de hoje, dia 27 de junho de 2010.
Tenho medo!

Todos os dias muitas pessoas caminham em volta da Praça Nishinomya. O local é muito limpo e agradável. Só que muitas vezes nos sentimos desprotegidos pela quantidade de carros que ali passam em alta velocidade. Como nos proteger se um carro subir na calçada? Não há semáfaro e nem um redutor de velocidade. Será que estão esperando acontecer o pior? Vamos resolver isto para podermos caminhar com segurança e fazer os nossos exercícios com a nova academia ao ar livre.

LEILA DO CARMO CARDOSO GONZALEZ (pensionista) - Londrina

sábado, 26 de junho de 2010

ACADEMIA AO AR LIVRE








Funcionários da Prefeitura de Londrina estão no local para os últimos retoques visando a inauguração da Academia ao Ar Livre na praça Nishinomiya no aeroporto na próxima segunda-feira, dia 28 de junho, a partir das 10h00 da manhã. Os funcionários retiraram os plásticos que estavam cobrindo os aparelhos, estavam pintando o piso, lavaram o piso, pintaram a base dos aparelhos. Também pudemos observar a construção da rampa de acessibilidade para os deficientes físicos, plantação de árvores no local, mudas de pingo de ouro, azaléias,enfim, quase tudo pronto para que a academia posso ser entregue a comunidade. Olha, realmente está digno o local. Parabéns ao Prefeito Barbosa Neto, a empresa Milênia, a Secretaria do Idoso, a CMTU, a Secretaria do Ambiente, a todos que colaboraram para essa grande obra, que sem dúvida alguma trará mais qualidade de vida as pessoas.

PREFEITO RESPONDE SOBRE A FAIXA DE PEDESTRE

Hoje no programa Acontecendo com o prefeito Barbosa Neto ele respondeu sobre nossa reivindicação no programa de sábado passado, da colocação da faixa de pedestre na Rua Vasco da Gama em frente a APAE. O prefeito argumentou que os técnicos do IPPUL e a CMTU nos próximos dias farão os estudos da sinalização viária no local.

ACADEMIA AO AR LIVRE NA PRAÇA NISHINOMIYA

Hoje, dia 26 de junho, sábado, encaminhei mensagem ao prefeito Barbosa Neto, no programa Acontecendo, da Rádio Brasil Sul, sobre a Academia ao Ar Livre, conforme segue:

Prefeito Barbosa Neto,

Queria parabenizar você por mais uma inauguração de uma academia ao ar livre na praça Nishinomiya no aeroporto. Se for possível prefeito, gostaria de fazer aqui algumas observações: 1) conversei com o Zezinho Fisioterapeuta(Secretário Especial de Acessibilidade), aliás parabenizar ele pelo seu trabalho também, que foram colocadas, a faixa de pedestre, espaço reservado para idosos e deficientes, porém ainda não foram disponibilizadas as rampas de acessibilidade para os deficientes físicos próximo a Academia; 2) nos dois corredores de acesso da academia poderiam ser colocados prefeito alguns bancos para que os idosos possam descansar ou até mesmo bater um papo descontraído ou aguardar algum aparelho; 3) Colocar um guarda municipal para garantir a segurança na praça e a manutenção dos aparelhos em que pese todos devam ter a consciência da conservação dos bens próprios.

Um grande abraço,

Carlos Siqueira

sexta-feira, 25 de junho de 2010

ACADEMIA AO AR LIVRE



Hoje, dia 25 de junho, foram pintadas as faixas com as reservas de Idoso, Deficiente Físico e também faixa de pedestre na praça Nishinomiya no aeroporto. Está quase tudo ficando pronto para sua inauguração. Aqui você fica sabendo passo a passo em todos seus detalhes, sobre a inauguração da Academia ao Ar Livre.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

ACADEMIA QUASE PRONTA PARA INAUGURAÇÃO


A Academia ao Ar Livre está quase pronta. Alguns detalhes ainda restam para a inauguração dia 28 de junho, segunda-feira, a partir das 10h00 da manhã na Praça Nishinomyia no aeroporto. Hoje ainda conversava com o Zezinho fisioterapeuta, assessor de acessibilidade da Prefeitura e dizia que estava faltando o acesso dos deficientes físicos na praça. Um bebedouro também foi colocado. Tá ficando muito bonita a academia, resta agora mantermos né!!! Seguem as fotos:

terça-feira, 22 de junho de 2010

POSTO DE COMBUSTÍVEL NO AEROPORTO

Olha recebi um comentário que foi postado no blog de uma moradora do Jardim Albatroz e ela está preocupada com a situação daquelas pessoas que frequentam o posto no final de semana, principalmente. Quando fizemos o abaixo-assinados como amostragem recolhendo 206(duzentos e seis) assinaturas das famílias que frequentam a praça Nishinomiya para que o prefeito fechasse as ruas ao redor da praça aos domingos, nossa intenção não era outra a não ser levar a tranquilidade, a paz, a segurança aos pais que levam seus filhos naquele local. As vezes um filho leva uma bola, anda de bicicleta, brinca com um skate, e com o fechamento das ruas em torno da praça realmente fica muito mais seguro, como ficou. Ocorre que a moradora tem razão quando se refere ao som alto dos carros, rapazes e moças que acabam tomando uma cerveja, um ou outro carro cantando pneu, moto empinando, o que acaba aborrecendo os moradores e aos frequentadores da praça e levando risco de morte às pessoas. Vejam como são as coisas: a polícia não deveria fiscalizar a questão das pessoas bebendo nos postos e depois sair dirigindo em seus carros? Por que não fazem? Não deveriam punir? E o som alto dos veículos, cadê a Secretaria do Ambiente? Cadê os órgãos responsáveis? E a questão dos pitbulls que percorrem a praça com seus donos, sem uma sequer focinheira? Onde anda a fiscalização? Quem pode multar? E a lei? Recordo-me também que fizemos outro abaixo-assinados na praça Nishinomiya e recolhemos várias assinaturas dos frequentadores com relação a instalação de um radar móvel para reduzir a velocidade dos veículos que transitam na avenida Santos Dumont e naquela ocasião o Diretor da CMTU, Nivaldo Grotti, atendeu nossa reivindicação e iria ser instalado o radar em frente a empresa Localiza. Ocorre que o Conselho de Trânsito entrou com uma mandado de segurança e impediu a instalação. A alegação do Conselho era que seria a indústria da multa. Não concordo, as pessoas deveriam respeitar os limites da velocidade, e quem abusa deve ser punido sim, infelizmente, só doendo no bolso que as pessoas tomam mais cuidado, vejam a questão da campanha Pé na Faixa, a maioria não respeita. Então o que queremos? Que mundo desejamos para nós e nossos filhos? E a cultura? E o respeito? Olha, não devemos desistir nunca, afinal somos brasileiros. Bom, vou encaminhar um documento à Polícia Militar e também solicitar ao Prefeito Barbosa Neto que possa direcionar a guarda municipal no local, quem sabe assim, poderemos manter um pouco da segurança que ainda nos resta.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

ACIDENTE GRAVE NO JARDIM MONTERREY




Hoje, dia 21 de junho, na parte da tarde, um grave acidente ocorreu no Jardim Monterrey. Segundo informações o motorista teve um mal súbito e bateu fortemente o carro, vindo a capotar. O Siate logo foi acionado, populares compareceram no local bem como a imprensa esteve presente. Fotos do acidente ilustram o ocorrido.

ACADEMIA AO AR LIVRE NA PRAÇA NISHINOMYIA SERÁ INAUGURADA

A Academia ao Ar Livre na Praça Nishinomyia no aeroporto será inaugurada no dia 28 de junho de 2010, segunda-feira, a partir das 10h00 da manhã. O prefeito Barbosa Neto, as demais autoridades, bem como os representantes da empresa Milênia, entregarão os aparelhos que ficarão a disposição da comunidade em geral. A Academia vai contar com aparelhos modernos e terá disponível aparelhos para deficientes físicos e também para as crianças. Prestigie você também!!!!

sábado, 19 de junho de 2010

HOJE NA RÁDIO BRASIL SUL COM O PREFEITO

O presidente da Associação de Moradores, Carlos Siqueira, enviou ao prefeito de Londrina, Barbosa Neto, na data de hoje, ao vivo, 19 de junho, mensagem sobre a colocação de uma faixa de pedestre na Rua Vasco da Gama, conforme segue:

Prefeito, bom dia,
Ontém foi publicado no Jornal Oficial do Município a empresa vencedora que realizará a tão esperada obra da rotatória na Avenida Alziro Zarur com Robert Koch na zona leste de Londrina. Parabéns prefeito será uma obra de extrema necessidade até porque deve descongestionar o trânsito na região em virtude de um supermercado no local, Hospital universitário, Universidade(Uninorte), Apae e o próprio crescimento da cidade. Prefeito, ocorre que na Rua Vasco da Gama, em frente à Escola da APAE, um posto de gasolina, ao lado de um ponto de ônibus, NÃO existe faixa de pedestre no local para que o mesmo possa atravessar com tranqüilidade e segurança. Está realmente um caos o local, principalmente, em horários de picos. Sugeri ao Diretor de Trânsito da CMTU para que colocasse a Placa Pé na Faixa, mas ainda sem sucesso. Um ato simples, que poderia ao menos dar maior segurança aos alunos da APAE, aos moradores que vão ao supermercado e os trabalhadores, enquanto não se conclui a rotatória, caso haja alguma alteração de trânsito naquela área.
Um grande abraço e contando com seu bom senso,
Carlos Siqueira
Presidente da Ass. De Moradores do Jardim Monterrey e bairros próximos ao HU
Membro do Conselho Municipal de Transporte
Fameol – Federação das Ass. De Moradores de Londrina


"O prefeito enalteceu a obra da rotatória, comentou também que desapropriará uma chácara na Avenida Robert Koch para duplicar a Avenida até a praça Nishinomyia. Barbosa Neto também voltou a falar sobre a transposição do Jardim Vale do Cedro com Vicente Paloti, uma obra importantíssima que ligará a Avenida São João com a Robert Koch. O prefeito disse ainda que vai encaminhar a CMTU o pedido de colocação da faixa e no próximo programa encaminhará a resposta." Vamos aguardar!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ROTATÓRIA DA AVENIDA ALZIRO ZARUR X ROBERT KOCH

Como havíamos postando anteriormente, ainda restava a abertura da proposta comercial da Concorrência nº CP/SMGP-06/2010. No entanto, com a publicação no Jornal Oficial do Município nº 1309 de 18 de junho de 2010 onde classificou e declarou vencedora a empresa KRB para a execução dos serviços, fica cada vez mais próximo a tão esperada obra da rotatória da Alziro Zarur x Robert Koch para desafogar um pouco o trânsito no local. Boa notícia, agora é só aguardar as formalidades legais, com a assinatura de contrato, bem como a ordem de serviço para a execução da obra.
FASE DE CLASSIFICAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL REFERENTE À CONCORRÊNCIA Nº CP/SMGP-06/2010
OBJETO: Execução de pavimentação asfáltica, galerias de águas pluviais, meio-fio e sarjeta, urbanismo e rede elétrica, construções em alvenaria na Avenida Robert Kock x Alziro Zarur. De acordo com o que ficou determinado em reunião realizada em 17/06/2010, a Comissão de Licitação, nomeada pela Portaria constante no Processo Administrativo, após análise da proposta e planilha de serviços e preços, esta efetuada pelo engenheiro Maick Fabian Ponchieli Ribeiro, lotado na Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, decidiu: Classificar e declarar vencedora a empresa KRB CONSTRUTORA DE OBRAS LTDA., com o valor proposto de R$
744.051,65 (seiscentos e quarenta e quatro mil, cinqüenta e um reais e sessenta e cinco centavos). Londrina, 17 de junho de 2010. Maria Aparecida Marques Lima – Presidente, Margareth Socorro de Oliveira – Membro, Elyany Marie Soares – Membro.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

FAIXA DE PEDESTRE

Olha recebemos de um morador comentário sobre a faixa de pedestre em frente ao Supermercado Muffato. Vale frisar que no dia 29 de maio de 2010, cobrei do Diretor da CMTU, Sr. Wilson de Jesus, no Programa Paiquerê Rádio Opinião AM, sobre essa situação. Realmente, pedestre atravessar naquele local, realmente é um caos, dependendo do horário. Em frente ao Supermercado, na Rua Vasco da Gama, existe um ponto de ônibus e ao lado do ponto fica uma das entradas da APAE e em ambos locais não há faixa de Pedestre. Sugeri a sinalização inclusive com a colocação da placa "Pé na Faixa". O Diretor na ocasião informou que estavam aguardando a questão de uma rotatória. Bem, se for uma rotatória na Avenida Alziro Zarur com Robert Koch, que está em processo de licitação ainda na Prefeitura, deve demorar mesmo. Até a finalização do processo bem como da obra a população ficará desprotegida. Convenhamos, aguardar uma licitação, esperar a finalização da obra, para colocar uma Placa Pé na Faixa, que deveria ser o mínimo a se fazer naquele local, é no mínimo não ter bom senso e colocar em risco a vida das pessoas. Portanto, voltaremos a cobrar da CMTU e solicitar no Programa que o Prefeito Barbosa Neto realiza aos sábados de manhã na sua rádio, que ele tome alguma atitude com relação a esse problema que também entendemos ser de extrema necessidade a sua solução para que não aconteça um mal maior naquele local.

LIXEIRAS NA PRAÇA DO JARDIM MONTERREY




Olha mais uma boa novidade, mais uma conquista. A CMTU, hoje, dia 17 de junho, na parte da manhã, atendeu nossa solicitação atarvés de ofício e colocou na praça do jardim Monterrey, 05 (cinco) lixeiras para auxiliar ainda mais a manutenção, limpeza e o asseio da praça. Cabe agora a cada um a preservação das lixeiras e o cuidado com o bem próprio. É a Associação trabalhando por você!!! Agradecemos ao presidente da CMTU, Sr. André Nadai, ao Sr. Luciano Borrozino e ao Célio pelo atendimento.

PODA DE ÁRVORES


Pedidos de poda de árvores são atendidos através da Secretaria Municipal do Ambiente no jardim Monterrey na Rua Alceu Segantin.

HORTA COMUNITÁRIA

Faixa colocada no Colégio Benedita Rezende enaltece o Projeto da Horta Comunitária, agradece os diretores do Colégio, o prefeito Barbosa Neto, e principalmente, convida toda a comunidade a participar. E você está esperando o que? Vem!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

HORTA COMUNITÁRIA




Hoje, dia 16 de junho de 2010, visitamos a Horta Comunitária no Colégio Benedita Rezende, no Jardim Guararapes, na presença da Diretora Vânia. Como é gratificante ver esse projeto sendo desenvolvido. Uma aula de cidadania. Queria mais uma vez agradecer ao Coordenador Sr. Carlos Eikiti da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento pela dedicação no desempenho de suas funções. As mudas estão sendo plantadas pelos alunos e a comunidade, e também já estão agendando um cronograma de turmas no colégio que ficarão responsáveis pela manutenção da horta. Seguem as fotos comparativas do progresso da Horta Comunitária.

RECAPE DA ROBERT KOCH. AGORA VAI!!!!


FASE DE HABILITAÇÃO REFERENTE À CONCORRÊNCIA Nº CP/SMGP-10/2010

OBJETO: Execução de serviços de recapeamento asfáltico na Avenida Dez de Dezembro, no Jardim Monte Carlo, Jardim San Izidro e Jardim San Fernando, na Avenida Winston Churchill e na Avenida Robert Koch.

De acordo com o que ficou determinado em reunião realizada em 9 de junho de 2010, a Comissão de Licitação, nomeada pela Portaria constante no Processo Administrativo, após
análise dos documentos habilitatórios e da documentação de qualificação técnica (CREA e Acervos), esta efetuada pelo engenheiro João Valdir Marcucci, lotado na Secretaria Municipal
de Obras e Pavimentação, decidiu: HABILITAR as empresas KRB CONSTRUTORA DE OBRAS
LTDA; GAISSLER MOREIRA ENGENHARIA CIVIL LTDA; CONSTRUTORA J. GABRIEL LTDA.; 3W ENGENHARIA E PAVIMENTAÇÃO LTDA.,
por apresentarem os documentos acima mencionados em conformidade com o edital.


INABILITAR as empresas AXIAL TERRAPLANAGEM E PAVIMENTAÇÃO LTDA e DELTA CONSTRUÇÃO S.A. por terem deixado de apresentar a declaração expressa de que os veículos, máquinas e equipamentos estariam à disposição durante a execução da obra, desatendendo ao subitem 3.i do item 10.2 do edital.
Londrina, 9 de junho de 2010. Elyany Marie Soares – Presidente, Margareth Socorro de Oliveira – Membro, Maria Aparecida Marques Lima – Membro.


Vale lembrar que ainda resta a abertura das propostas comerciais das empresas e possíveis recursos. Vamos esperar!!!

ROTATÓRIA DA AVENIDA ALZIRO ZARUR x ROBERT KOCH

Saiu hoje no Jornal Oficial do Município nº 1307 de 16/06/2010

FASE DE HABILITAÇÃO REFERENTE À CONCORRÊNCIA Nº CP/SMGP-06/2010

OBJETO: Execução de pavimentação asfáltica, galerias de águas pluviais, meio-fio e sarjeta, urbanismo e rede elétrica, construções em alvenaria na Avenida Robert Kock x Alziro Zarur.
De acordo com o que ficou determinado em reuniões realizadas em 14/06/2010, a Comissão de Licitação, nomeada pela Portaria constante no Processo Administrativo, após análise da documentação apresentada para habilitação, decidiu: INABILITAR a empresa Jacarandá Pavimentação e Obras Ltda. por ter apresentado o Certificado de Regularidade do FGTS, com prazo de validade vencido e por ter apresentado balanço patrimonial do exercício de 2008, desatendendo aos itens 1.X e 1.XIII do Anexo II do edital. HABILITAR a empresa KRB CONSTRUTORA DE OBRAS LTDA. por ter atendido às exigências habilitatórias.

Vale lembrar que ainda resta a abertura da proposta comercial e possíveis recursos. Vamos aguardar!!!!

domingo, 13 de junho de 2010

ACADEMIA AO AR LIVRE

Academia ao Ar livre chama atenção de usuário que envia carta à Folha de Londrina, publicada em 13/06/2010, conforme segue:
Praça Nishinomya

Como usuário da Praça Nishinomya quero agradecer a Federação dos Moradores de Londrina pela iniciativa de protocolar junto à Prefeitura o pedido de instalação de academias ao ar livre naquela área. Quero sugerir ao prefeito que encaminhe à cidade de Nishinomya, no Japão, uma proposta para revitalizar a praça que além de bela está no ''portão de saída'' de Londrina, o nosso aeroporto. Seria interressante a extensão da calçada de caminhada com petit pavê, a colocação de bancos e pequenos painéis com fotos e citações referentes à cidade japonesa, cabendo à Prefeitura a mesma iniciativa em alguma praça daquela cidade, uma forma de reiterar a amizade entre as ambas.

LUIZ FURTADO (vendedor) - Londrina

sábado, 12 de junho de 2010

ACADEMIA AO AR LIVRE



Olha que boa notícia para os frequentadores da Praça Nishinomiya no aeroporto. Ontém, dia 11 de junho, a Prefeitura começou a fazer o serviço de aterro para a instalação da Academia ao Ar Livre. A Academia será patrocinada pela empresa Milênia S/A e conterá aparelhos inclusive para deficientes e crianças.

TRANSPOSIÇÃO DO VALE DO CEDRO COM VICENTE PALOTI

Hoje no Programa Acontecendo da Rádio Brasil Sul, o prefeito Barbosa Neto, respondeu a pergunta que o presidente Carlos Siqueira fez no programa do dia 05 de junho sobre a transposição do Jardim Vale do Cedro com Vicente Paloti. "O prefeito argumentou que inclusive esteve no local juntamente com o Secretário de Obras e que já encaminharam o projeto de transposição ligando a Avenida São João a Avenida Robert Koch ao Ministério das Cidades". É uma obra importante mas que também não se faz de um dia para outro. Vamos aguardar!!!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

FIQUE ATENTO!!!

Se já não bastasse a dificuldade que o município tem de manter a massa asfáltica, acredito que alguns desocupados estão agora roubando as tampas da rede de esgoto. Quem passou pela rua Alceu Segantim, próximo a CMTU, reparou o perigo que está aquele local. Um morador colocou uma sinalização para orientar sobre o perigo.

CUIDADOS QUE FAZEM BEM A NOSSA VISTA

Olha que bacana!!! A Dona Glorinha, moradora da Rua Alceu Segantin nº 240, no Jardim Pérola, dá um exemplo de cuidado e zelo com a calçada ao lado da casa dela. Isso mesmo, Dona Glorinha, pediu ao vizinho e com a autorização dele vem mantendo a beleza do jardim da calçada, plantando algumas flores, adubando, podando. Um exemplo que deveria ser seguido por todos nós. Seguem as fotos do jardim. Valeu Dona Glorinha!!!! Continue sempre assim.

HORTA COMUNITÁRIA

Visitamos a Horta Comunitária essa semana no Colégio Benedita Rezende, e, estão bem adiantados os trabalhos com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Coordenada pelo engenheiro agrônomo, Sr. Carlos Eikiti, os canteiros e a composteira estão quase finalizados. A sua participação é essencial. A Horta Comunitária está aberta à comunidade. Na foto, as moradoras, Maria, Aparecida e os funcionários da SMAA, Sr. Edmar e Antonio. Vale lembrar que o prefeito Barbosa Neto fará a inauguração. Participem!!!!

domingo, 6 de junho de 2010

ALERTA COM A DENGUE!!!!!!!!

Estamos constantemente solicitando a compreensão dos moradores e moradoras para com os cuidados que devemos ter em relação a DENGUE. Estamos sempre passando com o carro de som pedindo para que todos cuidem de seu quintal. É preocupante a situação. Enquanto as coisas não acontecerem com a gente, parece que não damos a devida importância, contudo, quando acontece?????Hum!!!! Observem a matéria publicada no jornal de Londrina:


Por dia, dengue faz 6 vítimas em Londrina


De 1º de janeiro até agora foram confirmados 904 casos, número oito vezes maior que o total registrado em todo o ano passado

A escalada da dengue em Londrina segue no ritmo de quase seis casos novos por dia em 2010 e já totaliza 904 casos desde o começo deste ano. Em todo o ano de 2009 foram somente 104 ocorrências. O último levantamento indicou a região central e a zona leste como as áreas campeãs no registro da doença, respectivamente com 374 e 224 pessoas com dengue. Na região norte de Londrina foram 76 casos, na oeste 131 e na zona sul a Secretaria de Saúde fez 88 registros até o momento. A zona rural contabiliza 11 contaminados com a dengue.

“Ainda temos muitos exames sob análise e com certeza esse número vai subir bastante”, afirma Elson Pelisário, coordenador de endemias da Secretaria de Saúde. A aposta das autoridades de saúde é que a previsão de queda nas temperaturas freie os números da doença, cujas notificações para exames, principalmente na rede pública, já foram reduzidas em perto de 70% “Há menos pessoas procurando os serviços de atendimento médico e isso é um indicativo muito bom.”

Apesar da expectativa, Pelisário diz-se surpreso porque, embora a temperatura já venha caindo gradativamente, os casos de dengue caem em velocidade menor. “Já deveríamos ter chegado quase a zero notificações, mas ainda não ocorreu o que é esperado”, explica o coordenador de endemias, completando que o ciclo mais preocupante é até maio e, a partir de junho, o frio torna-se o vilão do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Durante o verão, da postura dos ovos ao surgimento de um novo mosquito leva apenas 12 dias. Já no inverno, o desenvolvimento pode durar semanas. “Mas logo setembro chega e, de novo, estamos muito preocupados com o novo ciclo.”

O responsável pelo setor na Secretaria de Saúde diz que, com relação aos 280 agentes de combate à dengue disponíveis, “o trabalho ocorre de forma permanente” e que, da população, “continua a espera pela colaboração ativa para o combate aos focos de água parada”.
Fonte: Jornal de Londrina

sábado, 5 de junho de 2010

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO!


Orgânicos ao alcance de todos

A certificação gratuita de produtores pode mudar o cenário do mercado orgânico na região, fazendo aumentar a produção e levando novos agricultores a aderirem ao sistema de produção

Maria Palma é a primeira produtora na região de Londrina a conseguir a certificação gratuita: ''Agora podemos ir atrás de quem valoriza os nossos produtos''

O processo de certificação pode demorar em média três meses; profissionais orientam os produtores
Custos elevados e falta de incentivo ao produtor e, consequentemente, preços altos e pouca variedade disponível ao consumidor. Problemas que emperram o crescimento do mercado de frutas, verduras e legumes orgânicos na região de Londrina podem estar com os dias contados. Os bons ventos vêm do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, cuja meta é fazer com que pequenos produtores consigam a certificação de sua produção a custo zero.

Financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) por meio das universidades estaduais do Estado do Paraná, do Fundo de Ciência e Tecnologia e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o programa pretende atingir em todo o Estado cerca de 300 produtores, dos quais 50 na região de Londrina. Entre esses, a primeira certificação acaba de sair para Maria Luiz Gomes Palma, 46 anos, proprietária de uma horta em Jaguapitã e de uma história de vida marcada por muita luta e determinação.

Assim como aqueles que não abrem mão de seus sonhos, Maria nunca perdeu a esperança de que um dia seu trabalho fosse reconhecido e ganhasse mercado. No ramo de hortaliças há quase 20 anos, a produtora começou a trabalhar aos poucos com a agricultura orgânica no início da década de 1990, mas entrou de cabeça na atividade quando seu filho caçula foi acometido por um grave problema de saúde.

Aos 3 anos de idade, Antonio Luiz Henrique desenvolveu paralisia dos membros e passou a ter diarréia e vômito diários. O garoto emagreceu ao extremo e chegou a ser desenganado, até que um médico deu a sentença: se a criança passasse a se alimentar de produtos naturais, sem nenhum tipo de conservante ou agrotóxico, poderia melhorar. Dona Maria - que anos antes tinha perdido uma filha com leucemia - não só seguiu à risca a orientação do doutor como mudou os rumos de sua atividade agrícola.

Na época, início de 2000, a família tinha acabado de herdar um sítio e a tentação de plantar soja era grande, pois o preço da oleaginosa estava disparado. ''Meu marido queria muito (investir em soja) e, por causa disso, pensei até em separação. Para mim, a agricultura orgânica era (e continua sendo) o único caminho para contribuir com a saúde do meu filho e de toda a população'', lembra.

Hoje, Elias Silveira Palma, 50 anos, abraçou a causa e é o braço-direito da esposa na atividade orgânica. O filho caçula, com 12 anos, está curado, apesar de algumas sequelas e a continuidade de diversas terapias, e o mais velho, Marcelo Henrique, 20, tem comércio na cidade. Do sítio em Jaguapitã, a família tem três alqueires de horta orgânica certificada pelo Tecpar com os seguintes itens: mandioca, milho, pepino, abobrinha, tomatinho pera, alface (crespa, lisa, roxa, americana), almeirão, rúcula, couve e cheiro verde.

Expectativa

Apesar de a certificação ter saído em abril, os produtores ainda vendem as hortaliças pelo mesmo preço dos convencionais. ''Estamos nos preparando para conseguir o selo para colocar nos saquinhos dos produtos e assim conseguir um melhor preço'', planeja Maria. A expectativa é que a família consiga 30% de aumento sobre o valor atual. Enquanto isso, eles vendem para supermercados de Jaguapitã e região e fazem feira aos domingos e feriados naquela cidade. ''Vendo a R$ 1 (o maço de folhagem) e tenho clientes fixos. O dia que atraso já tem fila'', conta.

A família ganha de R$ 100 a R$ 120 por feira e mais o que consegue tirar com a comercialização nos supermercados. O forte são as variedades de alface. Estão nos planos o aumento da produção e a contratação de mão de obra. Mas a falta de pessoal qualificado já preocupa Maria. ''Vou ter que preparar bem os funcionários. Para lidar com orgânico tem que ter dedicação e muito amor'', observa. Outra meta é buscar financiamento para a irrigação total da área, que custa cerca de R$ 25 mil - hoje apenas uma pequena parte é irrigada.


Fonte: Folha de Londrina


Gisele Mendonça
Reportagem Local

TRANSPOSIÇÃO DO VALE DO CEDRO COM VICENTE PALOTI

Hoje no Programa da Rádio Brasil Sul AM, no programa Acontecendo, ao vivo com o prefeito Barbosa Neto, o presidente Carlos Siqueira questionou o prefeito sobre a transposição do Jardim Vale do Cedro com Vicente Paloti. "O prefeito disse que ainda essa semana conversou sobre o assunto e estão aguardando uma posição da Caixa Econômica, através de um contrato de repasse". Na semana que vêm o prefeito ficou de dar ainda uma resposta mais concreta. Vamos aguardar!!!

terça-feira, 1 de junho de 2010

VAMOS RECICLAR???

Hoje, dia 01 de junho de 2010, terça-feira, no período da noite, o presidente da Associação de Moradores, Carlos Siqueira e o Coordenador de Assuntos Públicos, Edson Carlos, percorreram em torno de 200(duzentas) casas e entregaram o panfleto LONDRINA RECICLA. Muito importante a questão da separação dos materiais. Papéis: jornais, listas telefônicas, folhetos, revistas, folhas de rascunho, papéis de embrulho, etc... Vidros:garrafas em geral, potes e jarras, vidros de conservas, vidros de produtos de limpeza, etc... Plásticos: Garrafas plásticas, tubos e canos, potes de creme, frascos de xampu, baldes, bacias, etc...Metais: latinhas de cerveja e refrigerantes, enlatados,arames, pregos, tampas, fios e objetos, ferro, etc...
Deposite o lixo de coleta convencional em outro Recipiente
Materiais Orgânicos: cascas, bagaços de frutas, restos de alimentos, etc...
Rejeitos: Papel higiênico, lençol de papel, curativos, fraldas, etc...
Vale dizer que solicitamos o Recipiente, "Vamos Reciclar na praça do Jardim Monterrey, e logo logo, estará disponível para os moradores.

HORTA COMUNITÁRIA NO COLÉGIO BENEDITA REZENDE



O Presidente da Associação de Moradores, Carlos Siqueira, está trazendo mais um bom projeto para a comunidade. Trata-se da Horta Comunitária. O projeto teve a iniciativa do prefeito Homero Barbosa Neto e em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, coordenada pelo Agrônomo, Sr. Carlos Eikiti e a Secretária da Agricultura, Marisol Chiesa, onde estão levando hortas comunitárias nas várias regiões. " Conversamos com o De Paula, Diretor do Colégio Estadual Benedita Rezende e ele prontamente apoiou a idéia. Estivemos com o Sr. Carlos Eikiti e o diretor dias atrás para analisarmos as condições e viabilizar o projeto que agora está se iniciando definitivamente. Queremos a participação dos jovens, alunos e de toda a comunidade, frisou, Carlos Siqueira. Qualidade de vida para todos é fundamental." A terra está sendo preparada, os canteiros estão sendo formados, a orientação sobre a maneira do plantio será repassada pelo coordenador, bem como a forma de irrigação, adubação orgânica e colheita. A execução dos serviços, sua manutenção, seus cuidados, deverão ser realizados pela comunidade e os alunos do Colégio. Participe você também!!!!Lembramos que quando da formação da horta o prefeito Barbosa Neto fará a inauguração da horta. É a Associação trabalhando por você!!!

REDE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL


Hoje, dia 01/06/2010, terça-feira, às 9h30, foi realizada a primeira reunião, coordenada pela agente de desenvolvimento local, Karen Kurokawa, sobre a Rede de Desenvolvimento Local, rede Fiep. Depois de várias visitas juntos aos moradores, incluindo os bairros da Associação de Moradores, a comunidade teve oportunidade de poder conhecer um pouco mais do projeto. A reunião foi realizada no Colégio Estadual Benedita Rezende e contou com a participação também do Diretor do Colégio, De Paula, e várias pessoas da comunidade. Um importante projeto onde convida as pessoas a participar das realizações do bairro. Parabéns aos moradores e as moradoras e a agente local, Karen. "Segundo a agente local, nova reunião deve ser marcada no período noturno a ser agendada pela própria agente". Vamos aguardar, e, claro, participar!!!! Desde já, gostaria de pedir desculpas aos moradores e moradoras pela não participação minha no evento, em virtude de que nesse horário estava em trabalho, contudo, estávamos muito bem representados, por membros da diretoria da Associação de Moradores.